Corpo e gênero

recursos didáticos para aprender sobre si

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p285-301

Palabras clave:

Educação, Corpo e gênero, Recursos didáticos

Resumen

A temática que circunda corpo e gênero tem sido compreendida como urgente no que concerne ao contexto das investigações no campo da educação. Compreendendo que seja fundamental para além das investigações acadêmicas, foi desenvolvida uma pesquisa-ação denominada “Gênero e saúde na escola”, realizada no contexto da educação básica. O objetivo da proposta foi de oportunizar aos estudantes de uma escola pública de Porto Alegre/RS, a discussão e reflexão acerca de aspectos relacionados ao corpo e gênero. Para isto, foram desenvolvidos dois recursos didáticos, sob o formato de jogos, com o objetivo de problematizar essas temáticas, ainda veladas no contexto escolar, de modo lúdico. Neste escrito, estão descritos os referenciais, processos envolvidos no desenvolvimento e na testagem dos recursos didáticos. Por fim, observou-se que, com a utilização de recursos pedagógicos lúdicos, foi possível abordar temáticas, anteriormente consideradas desconfortáveis para os alunos, de modo efetivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dorcas Janice Weber, Universidade Federal do Rio Grande do SUL - UFRGS

Faculdade de Educação. Departamento de Ensino e Curriculo / UFRGS

Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do SUL - UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Departamento de Assistência e Orientação Profissional.

Maria da Graça Corso da Motta, Universidade Federal do Rio Grande do SUL - UFRGS


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil.

Silvana Maria Zarth, Universidade Federal do Rio Grande do SUL - UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil.

Citas

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2010.

FIGUEREDO, Marlien. Identidad de género: una mirada más allá de las diferencias entre hombres y mujeres. In: Contribuciones a las Ciencias Sociales, p.1-5, jul. 2012. Disponível em: www.eumed.net/rev/cccss/21/. Acesso em: 5 nov. 2020.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós Modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: O jogo como elemento de cultura. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

JESUS, Jaqueline Gomes de. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. Brasília, 2012. Disponível em http://www.diversidadesexual.com.br/wp-content/uploads/2013/04/G%C3%8ANERO-CONCEITOS-E-TERMOS.pdf. Acesso em: 5 nov. 2020.

MARTINS, Carlos Henrique.; CARRANO, Paulo Cesar. A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar. In: Educação (UFSM), v. 36, n.1, p. 43-56, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2910. Acesso em: 5 nov. 2020.

MARCHI, Rita de Cássia. Gênero, infância e relações de poder: interrogações epistemológicas. In: Cad. Pagu, n.37, p.387-406, 2011. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332011000200016. Acesso em: 10 jun. 2016.

NUNES, Ana Luiza.; BECKER, Liane. Corpo, movimento e ludicidade: uma contribuição ao processo de alfabetização. In: Educação (UFSM), v. 25, n. 2, p. 21-30, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4762. Acesso em: 1 out. 2020.

SCOTT, Joan. Gender and the politics of history. New York: Columbia University Press, 1988.

SILVEIRA FILHO, Francisco Maciel. O tênue trânsito da igualdade na diferença. A força do feminino na evolução das relações de gênero. In: Forma breve, n. 8, p. 191-2019, 2010. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/6418. Acesso em: 5 nov. 2020.

SORATTO, Jacks.; PIRES, Denise; CABRAL, Ivone. et al. A maneira criativa e sensível de pesquisa. In: Rev Bras Enferm, v. 67, n. 6, p. 994-999, nov./dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672014000600994&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 5 nov. 2020.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em: 5 nov. 2020.

WEBER, Dorcas; ROCHA, Cristianne M. F.; MOTTA, Maria da Graça C. da; ZARTH, Silvana M.. Trilhando o Corpo: Jogo de trilha para conhecer o corpo humano. 2019. (Objeto de aprendizagem).

WEBER, Dorcas; ROCHA, Cristianne M. F.; MOTTA, Maria da Graça C. da; ZARTH, Silvana M.. Igualdade em Debate: Jogo de cartas. 2019. (Objeto de aprendizagem).

Publicado

2022-04-27

Cómo citar

WEBER, Dorcas Janice; FAMER ROCHA, Cristianne Maria; CORSO DA MOTTA, Maria da Graça; ZARTH, Silvana Maria. Corpo e gênero: recursos didáticos para aprender sobre si. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 285–301, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p285-301. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12337. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.