Currículo da educação infantil no contexto da pandemia

problematizando concepções e relações

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp109-126

Palabras clave:

Currículo, Educação infantil, Covid-19

Resumen

O artigo problematiza concepções de currículo, Educação Infantil, práticas pedagógicas, relações tempo-espaço e famílias-instituições-crianças na pandemia da covid-19, revisitando acúmulos e consensos da área e refletindo sobre materializações e possibilidades na experiência de distanciamento físico. Compreende que o currículo se efetiva no contexto das práticas pedagógicas cotidianas e nas relações estabelecidas entre professoras/es e crianças, reconhecendo que tais práticas foram alteradas significativamente e ressignificadas, apesar dos desafios do ambiente virtual. As experiências apresentadas exemplificam a ressignificação dessas práticas e evidenciam os desafios enfrentados, destacando exemplos de práticas exitosas de professoras/es e unidades de Educação Infantil paraibanas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Psicóloga (UEPB), Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e Doutora em Ciências Sociais (UFCG). Professora da Unidade Acadêmica de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFCG.

Ana Luisa Nogueira de Amorim, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora Associada I do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba

Maria Betania Barbosa da Silva Lima , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Professora da Unidade Acadêmica de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande

Citas

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd). Posicionamento sobre o Parecer do CNE que trata da Reorganização dos Calendários Escolares durante a Pandemia. Rio de Janeiro, 24 abr. 2020. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/posicionamento-sobre-o-parecer-do-cne-que-trata-dareorganizacao-dos-calendarios-escolares. Acesso em: 13 dez. 2021.

AQUINO, Ligia Maria Motta Lima Leão de; MENEZES, Flávia Maria de. Base nacional comum curricular: tramas e enredos para a infância brasileira. Debates em educação. v. 8, n. 16, p. 11-28, 2016. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2409/2133. Acesso em: 13 dez. 2021.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira et al. O que é básico na base nacional comum curricular para a educação infantil? Debates em educação. v. 8, n. 16, p. 29-45, 2016. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2492/2131. Acesso em: 13 dez. 2021.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FLORES, Maria Luiza Rodrigues. Base Nacional Comum Curricular: garantia ou ameaça à consolidação da identidade da Educação Infantil. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, RS, 73-110, v. 25, Dossiê, 2020. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/8630. Acesso em: 13 dez. 2021.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Práticas cotidianas na educação infantil: bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Projeto de cooperação técnica MEC e UFRGS para a construção de orientações curriculares para educação infantil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2009 (relatório técnico). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf. Acesso em: 13. dez. 2021.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria das Graças Souza. Organização do espaço e do tempo na escola infantil. In: CRADY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. (Orgs.). Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. Disponível em: file:///C:/Users/CH/Downloads/Organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20tempo%20e%20do%20espa%C3%A7o%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20infantil.pdf. Acesso em: 13 dez. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: CNE, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14511-pcp005-20&category_slud=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 dez. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 13 dez. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE∕CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, DF: CNE, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/rceb05_09.pdf. Acesso em: 13 dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Nota de esclarecimento, de 18 de março de 2020. Brasília: CNE, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=142021-nota-de-esclarecimento-covid-19&category_slug=fevereiro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: MEC, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 13 dez. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 05 out. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 13 dez. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei n° 8.069/1990. Estatuto da criança e do adolescente. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 16 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.html. Acesso em: 13 dez. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 9.394/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 13 dez. 2021.

BRITTO, Teca de Alencar. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Petrópolis, 2003.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 dez. 2021.

LOPES, Jader Janer Moreira. Geografia da Infância, espaços desacostumados e mapas vivenciais. In: SANTOS, Maria Walburga dos; TOMAZZETTI, Cleonice Maria; MELLO, Suely Amaral. (Orgs.). Eu ainda sou criança: educação infantil e resistência. São Paulo: EDUFSCar, 2019, p. 123-136. Disponível em: https://edufscar.com.br/eu-ainda-sou-crianca:-educacao-infantil-e-resistencia-509000182?search=eu%20ainda%20sou%20crian%C3%A7a. Acesso em: 20 nov. 2021.

MACEDO, Renata Mourão. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 34, n. 73, p. 262-280, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/SGqJ6b5C4m44vh8R5hPV78m/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2021.

MINISTÉRIO PÚBLICO DA PARAÍBA. Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação. Esclarecimentos a respeito das normas aplicáveis à educação em razão da pandemia de COVID-19 que elegem critérios para reorganização dos calendários escolares para o ano letivo de 2020. João Pessoa: MPPB, 2020. Disponível em: http://www.mppb.mp.br/images/IMPRENSA/Orientaes-CAO-Calendrio-Escolar-CNE-verso-final-1.pdf. Acesso em: 13 dez. 2021.

MOVIMENTO INTERFÓRUNS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO BRASIL (MIEIB). Posicionamento Público do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) relativo à proposta de Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre reorganização dos calendários escolares e atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da Covid-19. Brasília, 19 abr. 2020. Disponível em: https://www.mieib.org.br/wp-content/uploads/2020/04/POSICIONAMENTO-MIEIB-PARA-O-CNE-FINAL-19.04.2020.pdf. Acesso em: 13 dez. 2021.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. O trabalho do professor na Educação Infantil. São Paulo: Biruta, 2012.

SANTOS, Sandro Vinícius Sales dos. Currículo da Educação Infantil: considerações a partir das experiências das crianças. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/xchDQ9dsNn6DzRzBsgr3wmP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 dez. 2021.

UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (UNDIME). Considerações à proposta de Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre reorganização dos calendários escolares e atividades pedagógicas durante o período de Pandemia da Covid-19. Brasília, 23 abr. 2020. Disponível em: https://undime.org.br/uploads/documentos/php3EL21d_5ea31bea4ceb4.pdf. Acesso em: 13 dez. 2021.

Publicado

2022-06-10

Cómo citar

LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida; AMORIM, Ana Luisa Nogueira de; LIMA , Maria Betania Barbosa da Silva. Currículo da educação infantil no contexto da pandemia: problematizando concepções e relações. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 109–126, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp109-126. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12676. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s)

Artículos similares

<< < 85 86 87 88 89 90 91 92 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.