Recontextualização do ProInfo na atuação dos profissionais do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) de Mossoró-RN

Autores/as

  • Maquezia Emília de Morais Secretaria Municipal de Educação de Mossoró-RN (SME)
  • Maria Edgleuma de Andrade Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p861-877

Palabras clave:

Política educacional, Formação continuad, Tecnologia da Informação e comunicação, ProInfo, Núcleo de Tecnologia Educacional

Resumen

Este estudo analisou a atuação dos profissionais do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) de Mossoró-RN na recontextualização do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). Utilizou-se como referencial teórico analítico a abordagem do ciclo de políticas proposto por Ball e Bowe (1992). Realizamos observação não participante com registro em diário de pesquisa; entrevista semiestruturada com profissionais que atuam no NTM e professores cursistas do núcleo, utilizando análise de conteúdo em Bardin (2011). Os achados da pesquisa apontaram que os sujeitos inseridos no NTM interpretam e recontextualizam o ProInfo, demonstrando que, na prática, as políticas sofrem transformações, permeadas de correlação de forças para atender as especificidades locais da formação continuada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maquezia Emília de Morais, Secretaria Municipal de Educação de Mossoró-RN (SME)

Mestre em Educação pela UERN. Docente da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Mossoró-RN. Docente da Educação Básica da Rede Estadual do RN.

Maria Edgleuma de Andrade, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela UFPB. Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação.

ORCID:

http://orcid.org/0000-0003-2386-3629

Citas

BALL, S.J; BOWE, R. The Policy Processes and the Processes of Policy. In: BOWE, Richard; BALL, Stephen J; GOLD, Anne (Org.). Reforming Education and Changing Schools: Case Studies in Policy Sociology. Londres: Routledge, 1992. p. 6-23.

BALL, Stephen J; MAINARDES, Jefferson (Org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez. 2011.

BALL, Stephen J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. PARASKEVA, João M. (tradutor). Currículo sem fronteiras. v. 1, n. 2, p. 99-116, dez, 2001. Disponível em: Acesso em: 01 abril. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Núcleos de Tecnologia Educacional – NTE: Caracterização e Critérios para Criação e Implantação. Brasília-DF, 1997. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/sigetec/upload/manuais/cat_crit_NTE.doc>. Acesso em: 22 fev. 2016.

BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE 2014/2024). Brasília: 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 10 de jun. 2016

BRAUN, Annete.; MAGUIRE, Meg.; BALL, Stephen. J. Promulgações políticas na escola secundária do Reino Unido: examinando política, prática e posicionamento escolar. 2010.

CICLO de Políticas /Análise de Políticas. Stephen, J. Ball. Tradução: grupo de pesquisa currículo, sujeitos, conhecimento e cultura. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Vídeo (50 min. 30 s.) Novembro, 2009. Disponível em: http://www.ustream.tv/recorded/17998808. Acesso em 20 de outubro de 2015.

DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TREVISAN, Amarildo Luiz. Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação: positividade ou simples decadência? Revista Brasileira de Educação. V. 15 n. 43 jan./abr., 2010.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.

LOPES, Alice Casimiro. Tensões entre recontextualização e hibridismo nas políticas de currículo. 2013.Disponível em:<28reuniao.anped.org.br/textos/gt12/gt12201int.rtf.>. Acesso em: 05 setembro.2015.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 248-282.

MAINARDES, Jefferson; STREMEL, Silvana. A teoria de Basil Bernstein e algumas

de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. In: Revista Teias. v 11. maio/agosto. 2010.

MOSSORÓ. Plano tecnológico educacional – PTE: criação de Núcleo Tecnológico Educacional Municipal - NTM em Mossoró/ RN. Mossoró-RN. 2010.

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL MUNICIPAL. Histórico do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal. S/D. Disponível em: <http://tecnologiasmossoro.blogspot.com.br/p/n.html>. Acesso em: 06 mai. 2015.

SILVA. Denys, Brasil, Rodrigues da. LOPES, Alice Casimiro. Competências nas políticas de currículo: recontextualização pela comunidade disciplinar de ensino de física. In Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 7 N.1. 2007. Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/dados/rab/_competenciasnaspoliticas.artigocompleto.pdf>. Acesso em: 20 maio. 2015.

Publicado

2021-11-30

Cómo citar

MORAIS, Maquezia Emília de; ANDRADE, Maria Edgleuma de. Recontextualização do ProInfo na atuação dos profissionais do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) de Mossoró-RN. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 861–877, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p861-877. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12994. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.