Las prácticas docentes en la enseñanza a distancia de emergencia (EDE)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-20.e14198

Palabras clave:

Prácticas docentes, Enseñanza remota de emergencia, Posgraduación, Práctica pedagógica

Resumen

El objetivo de este estudio fue relatar las experiencias vividas en el posgrado en el internado docente en educación superior en la Enseñanza a Distancia de Emergencia (EDE) y sus aportes a la formación docente. Este fue un estudio cualitativo por la observación participante y el Análisis Textual (ATD). Enumeramos tres categorías de análisis: Adopción de Tecnologías de Información y Comunicación (TICs); Práctica y Estrategias Educativas en la EDE y, las prácticas docentes en la EDE. Concluimos que es necesario redimensionar el uso de las TICs en atención a las dificultades de los estudiantes; que la práctica educativa y las estrategias didácticas empleadas fueron fundamentales para la calificación de la EDE. Por fin, lo internado docente permitió una mirada resignificada sobre la formación y la práctica docente.

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Biografía del autor/a

Geane das Chagas Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM; Secretaria Estadual de Educação do Amazonas -SEDUC

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2021), integrante do Laboratório de Estudos em Comportamento Motor Humano - LECOMH. Possui Graduação no curso Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2013); Graduação em Licenciatura Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2004) e Especialização em Didática do Ensino Superior - FASE (2005). Atualmente é Supervisora Pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação de Manacapuru da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Desenvolve pesquisas em Educação Especial, Educação Inclusiva, Educação Física Escolar, Meio Ambiente e Educação. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, em Ciências Biológicas e Supervisão Pedagógica. 

Darianny Araújo dos Reis, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD/Portugal). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa pela Universidade do Minho (UMINHO/Portugal). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, com Habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo escolar, educação integral, formação e identidade docente, pedagogia e didática histórico-crítica, didática desenvolvimental, planejamento educacional e avaliação educacional e das aprendizagens.É atualmente vice-líder do Grupo de Pesquisa Sociologia Política da Educação (GRUPESPE/UFAM), onde coordena as Linhas de Pesquisa "Políticas Curriculares, educação e formação" e "Estudos da criança e do adolescente: abordagens multidisciplinares" e coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/PEDAGOGIA/UFAM).

Citas

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Publicado

2023-02-02

Cómo citar

SILVA, Geane das Chagas; ARAÚJO DOS REIS, Darianny. Las prácticas docentes en la enseñanza a distancia de emergencia (EDE). Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–20.e14198, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-20.e14198. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14198. Acesso em: 12 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu

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