O estágio docente no Ensino Remoto Emergencial (ERE)

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-20.e14198

Mots-clés :

Estágio docente, Ensino remoto emergencial, Pós-graduação, Prática pedagógica

Résumé

O objetivo deste estudo foi relatar as experiências vivenciadas na pós-graduação, no estágio docente do ensino superior, no Ensino Remoto emergencial (ERE), e suas contribuições para a formação docente. Tratou-se de um estudo qualitativo, com o apoio da observação participante e da Análise Textual Discursiva (ATD). Elencamos três categorias de análise: Adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); Prática Educativa e as Estratégias no ERE; e o estágio de docência no ERE. Concluímos que a utilização das TICs precisou ser redimensionada em atenção às dificuldades discentes; que a prática educativa e as estratégias de ensino empregadas foram fundamentais para a qualificação do ERE; e que o estágio docente permitiu um olhar ressignificado para a formação e a prática docente.

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Geane das Chagas Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM; Secretaria Estadual de Educação do Amazonas -SEDUC

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2021), integrante do Laboratório de Estudos em Comportamento Motor Humano - LECOMH. Possui Graduação no curso Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2013); Graduação em Licenciatura Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2004) e Especialização em Didática do Ensino Superior - FASE (2005). Atualmente é Supervisora Pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação de Manacapuru da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Desenvolve pesquisas em Educação Especial, Educação Inclusiva, Educação Física Escolar, Meio Ambiente e Educação. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, em Ciências Biológicas e Supervisão Pedagógica. 

Darianny Araújo dos Reis, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD/Portugal). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa pela Universidade do Minho (UMINHO/Portugal). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, com Habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo escolar, educação integral, formação e identidade docente, pedagogia e didática histórico-crítica, didática desenvolvimental, planejamento educacional e avaliação educacional e das aprendizagens.É atualmente vice-líder do Grupo de Pesquisa Sociologia Política da Educação (GRUPESPE/UFAM), onde coordena as Linhas de Pesquisa "Políticas Curriculares, educação e formação" e "Estudos da criança e do adolescente: abordagens multidisciplinares" e coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/PEDAGOGIA/UFAM).

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Publié-e

2023-02-02

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SILVA, Geane das Chagas; ARAÚJO DOS REIS, Darianny. O estágio docente no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–20.e14198, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-20.e14198. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14198. Acesso em: 12 août. 2024.

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Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu

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