Uma proposta para o ensino de geometria espacial

sólidos de revolução e o geogebra

Autores/as

  • Maria Graciene Moreira Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Francisco Régis Vieira Alves IFCE
  • Francisco José de Lima IFCE

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14232

Palabras clave:

Visualização Geométrica, Ensino de Matemática, GeoGebra, Sólidos de Revolução

Resumen

Dadas as dificuldades dos estudantes na compreensão de figuras tridimensionais quando esboçadas no plano bidimensional em sala de aula, como o quadro ou lousa branca, vimos a necessidade de propor este estudo. O trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática para a introdução do ensino de sólidos de revolução com o aporte do software GeoGebra, norteada pelas dialéticas da Teoria das Situações Didáticas. Como metodologia, adotamos a Engenharia Didática em suas duas primeiras fases – análises preliminares e análise a priori -  dado o fato de que este é um trabalho em andamento. Como resultados trazemos uma construção que pode ser utilizada pelo professor para explorar conceitos geométricos de área e da visualização da passagem de figuras 2D para 3D, estimulando a visualização geométrica do estudante por meio da manipulação de comandos no GeoGebra. Desse modo, busca-se colaborar com a prática do professor de matemática. Este estudo é fruto de uma pesquisa em andamento realizada no curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM), logo, almejamos desenvolver esta construção em sala de aula e continuar as duas fases posteriores da Engenharia Didática, com coleta de dados empíricos. 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Régis Vieira Alves, IFCE

Francisco Régis Vieira Alves ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3710-1561

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista de produtividade do CNPQ – PQ2. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação profissional tecnológica. Professor titular do IFCE – departamento de Matemática e Física. Coordenador acadêmico do Doutorado em rede RENOEN, polo IFCE. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ Ensino de Ciências e Matemática. Página pessoal: https://ifce.academia.edu/RegisFrancisco/Journal-Articles. Endereço para correspondência: Avenida Treze de Maio, 2081, 60040-215, Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: fregis@ifce.edu.br .

Francisco José de Lima, IFCE

Doutor em Educação (UNIMEP). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE campus Cedro. Cedro, Ceará, Brasil. Rua 01, s/n, Conjunto habitacional, Distrito de Várzea da Conceição, Cedro, Ceará, Brasil, CEP: 63.400-00. E-mail: franciscjose@ifce.edu.br.
ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5758-5159.

Citas

ABAR, Celina A. A. P. A Transposição Didática na criação de estratégias para a utilização do GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 9, n. 1, p. 59-75, 2020.

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da Didática da Matemática. Paraná: Universidade Federal do Paraná. 2007.

ALMOULOUD, S. A.; COUTINHO, C. Q. S. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 62-77, 2008.

ALMOULOUD, S. A.; SILVA, M. J. F. Engenharia didática: evolução e diversidade.

Revemat, v. 7, n. 2, p. 22-52, 2012.

ARTIGUE, M. Engenharia Didáctica. In: BRUN, Jean (Org.). Didáctica das matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 193-217.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. p. 528. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 12 nov. 2020.

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.

MEDEIROS, D. M.; COSTA, P. T. Sólidos de revolução e o Cálculo, uma extensão do estudo do volume e da área. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 3, n. 3, p. 141-154, 2020.

NOBRE, S. Alguns “porquês” na História da Matemática e suas contribuições para a educação matemática. Cadernos CEDES – História e Educação Matemática. São Paulo: Papirus, v. 40, p. 29-35, 1996.

OLIVEIRA, M. T.; LEIVAS, J. C. P. Visualização e Representação Geométrica com suporte na Teoria de Van Hiele. Ciência e Natura, v. 39, n. 1, p. 108-117, 2017.

SETTIMY, T. F. O.; BAIRRAL, M. A. Dificuldades envolvendo a visualização em Geometria Espacial. Vidya, v. 40, n. 1, p. 177-195, 2020.

SILVA, H. N.; ABAR, C. A. A. P. A utilização do GeoGebra na reconstrução de atividades do Imagiciel. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM, 2016. Anais… São Paulo, 2016.

SOUSA, R. T.; AZEVEDO, I. F.; LIMA, F. D. S.; ALVES, F. R. V. Transposição Didática com aporte do GeoGebra na passagem da Geometria Plana para a Geometria Espacial. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 5, p. 106-124, 2021.

Publicado

2023-03-25

Cómo citar

SANTOS, Maria Graciene Moreira; ALVES, Francisco Régis Vieira; LIMA, Francisco José de. Uma proposta para o ensino de geometria espacial: sólidos de revolução e o geogebra. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14232, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14232. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14232. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.