A través de la mirada de Miriti

tempo de aprender e concepções de alfabetização e leitura e suas implicações pedagógicas

Autores/as

  • Tatiane Castro dos Santos Universidade Federal do Acre
  • Elizabeth Orofino Lucio Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14931

Palabras clave:

Programa Hora de Aprender, Concepciones de Alfabetización, Conceptos de lectura

Resumen

tiempo para aprender y concepciones de alfabetización y lectura y sus implicaciones pedagógicas

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Biografía del autor/a

Tatiane Castro dos Santos, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Acre, e é professora dessa instituição, no Centro de Educação, Letras e Artes, concursada para a área de linguagem e Letramento. Atua principalmente na área de alfabetização e letramento, Currículo e Ensino da Língua Portuguesa e trabalha, na graduação, com as disciplinas Linguística Aplicada à Alfabetização, Alfabetização e letramento e Ensino da Língua Portuguesa. Na pós-graduação, atua nas disciplinas Alfabetização e letramento e Estratégias do trabalho pedagógico com a leitura e a escrita, no Mestrado Profissional em Letras (Profletras/Ufac). Também é professora permanente do Mestrado em Educação (PPGE- Ufac) e do Doutorado em Rede Educanorte. Desenvolve projetos de pesquisa sobre alfabetização e ensino da língua portuguesa (Projeto institucional, PIBIC), buscando compreender os fundamentos teóricos do campo e como se apresentam na prática pedagógica do professor, no currículo e nos manuais didáticos. Atua, ainda, como coordenadora do Mestrado Profissional em Letras- Profletras/UFAC. 

Elizabeth Orofino Lucio, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA) lotada no Instituto de Ciências da Educação, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias do Ensino Superior (PPGCIMES). Fundadora e coordenadora do Laboratório Sertão das Águas: alfabetização, leitura, escrita, literatura, cibercultura, formação e trabalho docente, do Grupo de Estudos e Pesquisa GEPASEA (CNPQ), do Fórum de Alfabetização, leitura e escrita Flor do Grão Pará, do Clube de Leitura Tertúlias do Grão Pará e do projeto Farinhada Literária. Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa-Portugal, como bolsista CAPES/PSDE. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras, Hab.: Port/Lit pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em Informática Aplicada à Educação, Gramática Gerativa e Cognição (UFRJ), Mestrado (UFRJ) e Doutorado (UFRJ) em Educação na linha Currículo, Linguagens e Formação de Professores pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante 22 anos foi professor docente II e I da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como professora na UFRJ no curso de Pedagogia, no Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e conteudista de língua portuguesa da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, supervisora do MEC no PNAIC e formadora do Pró-letramento, Olimpíadas de Língua portuguesa e do Programa Mídias na Educação. Integra a Associação Brasileira de Alfabetização e a Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad/UNIRIO/Brasil). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, didática da formação, alfabetização, leitura, escrita, literatura infanto-juvenil, cibercultura e política pública. Atualmente é coordenadora da Associação Brasileira de Alfabetização da Região Norte e integrante do Comitê Científico Alfabetização e Letramento da Associação Brasileira de Linguística.

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Publicado

2023-05-10

Cómo citar

SANTOS, Tatiane Castro dos; LUCIO, Elizabeth Orofino. A través de la mirada de Miriti: tempo de aprender e concepções de alfabetização e leitura e suas implicações pedagógicas. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14931, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14931. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14931. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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