EJA y las ideas de CONFINTEAS
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15857Palabras clave:
Políticas públicas, Enseñando, InclusiónResumen
Este artículo tiene como objetivo narrar la historia de la EJA en Brasil con una mirada a la Educación Física y en diálogo con los ideales de CONFINTEAS. Se utilizó como metodología una encuesta bibliográfica narrativa cualitativa. Repasamos los hitos históricos y legales publicados. Como resultado, presentamos documentos que existen para brindar oportunidades de aprendizaje a quienes han tenido acceso limitado a la educación formal. Concluimos que estamos en un camino lento y accidentado hacia la educación de jóvenes y adultos enfocada en la sustentabilidad humana, tal como la define CONFINTEAS
Descargas
Citas
AGÊNCIA BRASIL. Analfabetismo cai, mas Brasil ainda tem 11 milhões sem ler e escrever. 15 jul. 2020. Brasília: EBC, 2020. Disponível em:https://shre.ink/ZxLre. Acesso em 27 jul. 2023.
ALVES LEITE, E.; DA SILVA PINTO, S. C. C.; MARIANI BRAZ, R. M. Análise da Meta 4 do Plano Nacional de Educação: estudos realizados em Mangaratiba – RJ. Reflexão e Ação, v. 30, n. 2, p. 196-211, 30 maio 2022.
ANTUNES, Ricardo. A classe trabalhadora hoje e a nova morfologia do trabalho: informalidade, infoproletariado, imaterialidade e valor. In: VARELA, R. (Org). A Segurança Social é Sustentável. Lisboa: Bertrand editora. 2013.
BRASIL- Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf Acesso em: 20/07/2023.
BRASIL . LEI No 10.793, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2003. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.793.htm. Acesso em: 20/7/2023.
BRASIL. Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005. Programa Nacional de Inclusão de Jovens. Brasília, 2005. Disponível em: https://shre.ink/9Ev4. Acesso em 22 jul. 2023.
BRASIL, Cristina Costa. História da alfabetização de adultos: De 1960 até os dias de hoje. 2010a. Disponível em: https://shre.ink/9lGq. Acesso em: 10 out. 2022.
BRASIL. Audiência Pública promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Brasília, 2010b. Disponível em: https://shre.ink/9amx. Acesso em 22 jul. 2023.
BRASIL. CONAE- 2010 - Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação. Brasília: MEC, 2010c. Disponível em: https://shre.ink/tsAqY. Acesso em: 23 jul. 2023.
BRASIL. PNE -2014. Planejando a Próxima Década - Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/SASE), Brasília, 2014. Disponível em: https://shre.ink/9aLK. Acesso em: 23 jul. 2023.
BRASIL. Coletânea de textos CONFINTEA Brasil+6: tema central e oficinas temáticas / Organizado por Paulo Gabriel Soledade Nacif, Arlindo Cavalcanti de Queiroz, Lêda Maria Gomes e Rosimere Gomes Rocha. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Brasília: MEC, 2016. https://shre.ink/9l2J. Disponível em: Acesso em 23 jul. 2023.
BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – 2. ed. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018. Disponível em: https://shre.ink/9Ln9. Acesso em: 20 jul. 2023.
BRASIL, Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação- 2018. 2. ed. Brasília, DF: Inep/MEC, 2019. Disponível em: https://shre.ink/9luW. Acesso em 20 jul. 2023.
BRASIL, Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação- 2022. Brasília-DF: Inep/MEC, 2022 Disponível em:https://shre.ink/mTiv. Acesso em 20 jul. 2023.
CARVALHO, Marcelo Pagliosa. As Políticas para a Educação de Jovens e Adultos nos Governos LULA (2003-2010). Universidade Federal do Maranhão. Maranhão. 2011. Disponível em: https://shre.ink/9lkI. Acesso em: 20 jun. 2023.
CARVALHO, Raphael Oliveira da Silva. A Prática da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro. 2017. app.uff.br. Disponível em: https://shre.ink/9fKU. Acesso em: 23. jun. 2023.
DAMÁSIO, A.R. Em Busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. 1ª Ed.São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
DELORS, Jacques, et al. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Educação um tesouro a descobrir, 1996, 6. Disponível em: https://shre.ink/abbx Acesso em: 20 jul. 2023.
FERREIRO, Emília. Los adultos no-alfabetizados y sus conceptualizaciones del sistema de escritura. Cuadernos de Investigaciones Educativas. México, (10):1-234, abr. 1983.
FLACH, Simone de Fátima. O direito à educação e sua relação com a ampliação da escolaridade obrigatória no Brasil, Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. 2009, v.17, n.64. Disponível em: https://shre.ink/9lk8. Acesso em: 7 out. 2022, p. 495-520.
GADOTTI, Moacir. Educação de Adultos como Direito Humano. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire. 2009. Disponível em:https://shre.ink/9lkB. Acesso em: 02 jul.2023.
GÜNTHER, Maria Cecília Camargo. O direito à educação física na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 2016, 36. Disponível em:http://rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/2142 Acesso em: 20/07/2023.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1981.
HADDAD, Sérgio. Ensino Supletivo no Brasil - o estado da arte, INEP/REDUC: Brasília, 1994.
HOULE, Cyril O. The Literature of Adult Education. A Bibliographic Essay. Jossey-Bass, 350 Sansome Street, San Francisco, CA 94104, 1992. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED351572 Acesso em: 26/07/2023.
IBGE - Pesquisa Nacional por Amostra de domicilios - PNAD - Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html . Acesso em: 26 jul.2023.
IBGE - Conheça o Brasil - População. IBGEeduca: 2023. Disponível em: https://shre.ink/Hbyj. Acesso em: 26 jul. 2023.
IRELAND,Timothy Denis;SPEZIA,Carlos Humberto (orgs). Educação de Adultos em Retrospectiva: 60 anos de CONFINTEA, Brasília, 2014. Disponível em: https://shre.ink/9lGP. Acesso em: 24 jun. 2023.
KIESSLER, Débora dos Santos. Educação Física escolar e o sedentarismo. 2015. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/handle/123456789/3377.
Acesso em: 26/07/2023.
KNOWLES, Malcolm S.; HOLTON III, Elwood F.; SWANSON, Richard A. The adult learner: The definitive classic in adult education and human resource development. Routledge, 2014. Disponível em: https://api.taylorfrancis.com/content/books/mono/download?identifierName=doi&identifierValue=10.4324/9781315816951&type=googlepdf Acesso em: 25/07/2023.
MACHADO, Maria Margarida. A Trajetória da EJA na década de 90. Políticas Públicas sendo substituídas por Solidariedade. Reunião Anual da Anped 21, p. 59-73, 1998. Disponível em: https://shre.ink/9lG2. Acesso em: 22 jun. 2023.
NAKADAKI, Vitória Evelin. Educação de Jovens e Adultos: um olhar sobre o governo de Jair Messias Bolsonaro. Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP, 2020. Disponível em: https://shre.ink/9lGT. Acesso em: 20 abr. 2022.
OLIVEIRA, Vitor Marinho de. Educação física humanista. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1985, 228-48.
ONU, Declaração Universal dos Direitos Humanos. ONU, 2020. Disponível em:https://shre.ink/kM2y. Acesso em: 02 jul. 2023.
PAIVA, Vanilda Pereira. Educação Popular e Educação de Adultos. 5º Ed. São Paulo: Loyola, Ibrades, 1987.
PEREIRA, Dulcineia de Fátima Ferreira. Revisitar Paulo Freire: Uma Possibilidade de Reencarnar a Educação. Tese de Doutorado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. Disponível em: https://shre.ink/9lGz. Acesso em: 20 jun. 2022.
PIERRO, Maria Clara di; HADDAD, Sérgio. Transformações nas políticas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil no início do terceiro milênio: uma análise das agendas nacional e internacional. Cad. CEDES. vol. 35, n. 96. Campinas, maio-ago, 2015. Disponível em: https://shre.ink/9lkg. Acesso em: 22 jul. 2023.
QUEIROZ, Adriana Renata Sathler de, et al. Inclusão social através do esporte: vivências de adultos com deficiência física adquirida. 2022. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/19500 Acesso em: 20/07/2023.
STRELHOW, Thyeles Borcarte. Breve história sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.38, p. 49-59, jun.2010 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: https://shre.ink/9lGu. Acesso em: 22 jun. 2023.
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1990. UNESCO, 1998. Disponível em:https://shre.ink/9lG3. Acesso em: 20. jul. 2023.
UNESCO. Quarto relatório global sobre aprendizagem e educação de adultos: não deixar ninguém para trás; participação, equidade e inclusão. – Brasília: UNESCO, 2020. Disponível em: https://shre.ink/9lG9. Acesso em 10 jul. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Debates em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).