Paradigmas de formación docente en cursos de licenciatura química en el estado de Mato Grosso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16029

Palabras clave:

Graduación de química, Proyecto de curso pedagógico, Prácticas supervisadas

Resumen

Este artículo busca comprender ¿Cómo se expresa la Práctica Supervisada obligatoria en los Proyectos Pedagógicos de los Cursos de Licenciatura en Química en las Instituciones de Educación Superior Públicas del estado de Mato Grosso? Como resultado, parece que las propuestas de Prácticas Supervisadas en los proyectos analizados se presentan de diferente manera, pero que convergen en la necesidad de una mejor formación en el contexto de la acción pedagógica, y el paradigma formativo presente en los Proyectos Pedagógicos de los analizados. Los cursos se basan en la racionalidad práctica.

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Biografía del autor/a

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Pós-doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG) no ano de 2022. Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/REAMEC/UFMT) no ano de 2016. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no ano de 2009; e Licenciado em Química no ano de 2004. Atualmente é Professor Adjunto IV da UFMT, Campus Cuiabá, do curso de Licenciatura em Química, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/REAMEC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Química (GEPECIQ) da UFMT. Avaliador de Cursos Superiores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Atuou como: 1) coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFMT (2021-2023); 2) coordenador do PIBID Química, Campus Cuiabá, UFMT (2020 - 2022); e 3) coordenador de ensino de graduação do curso de Licenciatura em Química (2012-2014). Foi representante docente no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Área das Ciências Humanas e Sociais da UFMT (outubro/2019-fevereiro/2021). Integra a Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É pesquisador na área de Educação em Ciências, atuando nas seguintes Temáticas de Pesquisa: Educação em Ciências; Formação inicial e continuada de professores; Desenvolvimento profissional de professores; Estágio Supervisionado; Prática como Componente Curricular; Políticas Educacionais; Pesquisa Narrativa; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Ensino de Química e Ensino de Ciências.

Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Licenciada, mestre e doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás. Professora associada da área de Ensino de Química na Universidade Federal de Goiás, orientando no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química-UFG e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG, coordenadora de área do PIBID/Química UFG campus Goiânia (Edição 2020), coordena o Programa Residência Pedagógica/Química (edição 2022), coordena o LEQUAL- Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas. Pesquisadora colaboradora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (RELAPEQ) desde a criação da rede em 2014. É pesquisadora do NUPEC-Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências da UFG. Vice-diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química nas gestões 2016-2018 e 2018-2020. Editora associada da seção de Educação da Revista Química Nova. Responsável pela seção "Relatos de Sala de Aula" da Revista Química Nova na Escola. Atuou como Coordenadora Pedagógica da área de Ciências da Natureza na avaliação do PNLD/2021. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Química/Ciências, Educação Ambiental, políticas públicas e ensino de Química, jogos e atividades lúdicas voltadas para o ensino de Química e mídias no ensino de Química.

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Publicado

2024-06-26

Cómo citar

RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. Paradigmas de formación docente en cursos de licenciatura química en el estado de Mato Grosso. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16029, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16029. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16029. Acesso em: 12 ago. 2024.

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