Un debate sobre el Fondo de Participación Municipal en Paraíba

señales, evidencias y perspectivas para el financiamiento de la educación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe17617

Palabras clave:

Fondo de Participación Municipal, Paraíba, Política educativa, Financiamiento de la educación

Resumen

El objetivo de este artículo fue discutir el potencial del Fondo de Participación Municipal (FPM) en el financiamiento de la educación en municipios del estado de Paraíba, considerando los ingresos consolidados para el año 2023, así como los gastos de mantenimiento y desarrollo de la educación (MDE). en el mismo año de referencia. Como método, este trabajo se fundamenta en el materialismo histórico y dialéctico, entendiendo que la búsqueda de una descripción de datos y de la realidad aparente son insuficientes para extraer la esencia del objeto en debate inserto en el modo de producción en la sociedad capitalista. Los resultados muestran que el FPM es actualmente estructural para el mantenimiento y desarrollo de la educación en los municipios de Paraíba, especialmente aquellos con menor tamaño poblacional, y, en la discusión, que el papel del Gobierno Federal es predominante en las decisiones que involucran la ampliación de la educación. el volumen de impuestos que componen el FPM, incluida la intensificación (o no) de la precarización de los salarios y las relaciones laborales de la clase trabajadora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcus Quintanilha da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em educação - Universidade Federal do Paraná

Pós-doutorado em educação - Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto - Centro de Educação - Departamento de Habilitações Pedagógicas - UFPB

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPB

Citas

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 2 Ed. São Paulo: Boitempo, 2020.

ARAÚJO, Gilda Cardoso. Município, Federação e Educação: História das Instituições e das Ideias Políticas no Brasil. 333 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

ARRAIS, Tadeu Alencar. As receitas públicas municipais e a funcionalidade da integração espacial em ambientes metropolitanos. Soc. & Nat., Uberlândia, v. 2, n. 26, p. 201-220, maio/ago. 2014.

BRASIL. Ministério da Fazenda. Estimativa da Carga Tributária Bruta do Governo Federal. 2023a. Disponível em: https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:46589. Acesso em: 07 abr. 2024.

BRASIL. Ministério da Fazenda. O que você precisa saber sobre as transferências fiscais da União: Fundo de Participação dos Municípios. 2023b. Disponível em: https://cdn.tesouro.gov.br/sistemas-internos/apex/producao/sistemas/thot/arquivos/publicacoes/28549_909191/anexos/6370_978491/Cartilha%20FPM.pdf?v=484. Acesso em: 07 abr. 2024.

BRASIL. Ministério da Fazenda. Análise da arrecadação de receitas federais no Brasil. 2023c. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2023/11/arrecadacao-federal-relatorio-27nov2023.pdf. Acesso em: 08 abr. 2024.

BRASIL. Emenda Constitucional n. 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI. 2009. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 nov. 2009.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providencias. 2014. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014.

BRASIL. Presidência da República. Lei complementar n. 198, de 28 de junho de 2023. Altera a Lei Complementar nº 91, de 22 de dezembro de 1997, para manter os coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de Municípios com redução populacional aferida em censo demográfico, aplicando redutor financeiro sobre eventuais ganhos, na forma e no prazo que especifica; e altera a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos). 2023d. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 jun. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 5.172, de 25 de outubro de 1966. Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios. 1966. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 out. 1966.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição. República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional. 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Presidência da República. Decreto lei n. 1881 de 27 de agosto de 1981. Altera a Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, cria a Reserva do Fundo de Participação dos Municípios - FPM a dá outras providências. 1981. Diário Oficial da União, Brasília, 29 ago. 1981.

BREMAEKER, François. Perfil das receitas municipais. Revista de Administração Municipal, Rio de Janeiro, v. 41, n. 213, p. 75-88, 1994.

CHIESA, Claine. IPI – Compostura das regras-matrizes e a essencialidade dos produtos como fator determinante na fixação da carga tributária. 243 f. Dissertação (Mestrado em Direito). Programa de Pós-Graduação em Direito. Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2013.

COSTA, Nayara Luiza Silva Freire da. Distribuição dos recursos fiscais: uma análise do Fundo de Participação dos Municípios. 80 f. Dissertação (Mestrado em Economia Empresarial e Finanças). Fundação Getúlio Vargas, Escola Brasileira de Economia e Finanças, Rio de Janeiro, 2020

WAKIM, Elizete Aparecida de Magalhães; WAKIM, Vasconcelos Reis; LIMA, José Eustáquio de. Perfil de arrecadação dos municípios do Estado de Minas Gerais: análise antes e depois do advento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Contabilidade Vista & Revista, v. 29, n. 3, p. 1–22, 2019.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE Cidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/panorama. Acesso em: 09 abr. 2024.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística do Censo Escolar. Brasília: Ministério da Educação, 1937. Disponível em:< http://www.inep.gov.br/>. Acesso em: 08 abr. 2024.

OLIVEIRA, Francisco de. Surgimento do antivalor. In: OLIVEIRA, Francisco de. (Org.). Os direitos do antivalor: a economia política da hegemonia imperfeita. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 19 - 48.

SELZ, Marion. O raciocínio estatístico em sociologia. In: PAUGAM, Serge (Coord.). A pesquisa sociológica. Petropólis, RJ: Vozes, 2015, p. 202 – 217.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO. Relatórios Municipais. Brasília: Ministério da Educação, 1968. Disponível em:< http://www.fnde.gov.br/fnde-sistemas/sistema-siope-apresentacao/siope-apresentacao>. Acesso em: 09 abr. 2024.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. 1 ed, São Paulo: Expressão Popular, 2011.

SILVA, Marcus Quintanilha da. Valorização do magistério e austeridade fiscal em Curitiba. Relatório (Pós-Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.

SILVA, Marcus Quintanilha da Potencial de investimento e remuneração docente: um estudo longitudinal a partir da arrecadação per capita dos municípios brasileiros (2008 – 2016) Revista Educação e Políticas em Debate, v. 9, n. 1, p. 228–245, 2020.

Publicado

2024-06-26

Cómo citar

SILVA, Marcus Quintanilha da. Un debate sobre el Fondo de Participación Municipal en Paraíba: señales, evidencias y perspectivas para el financiamiento de la educación. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e17617, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe17617. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17617. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 94 95 96 97 98 99 100 101 102 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.