La concepción histórico-crítica del currículo

entrevista con Dermeval Saviani

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17823

Palabras clave:

Pedagogía histórico-crítica, Concepto de currículo, Educación escolar

Resumen

Para ampliar las posibilidades de comprensión de la concepción histórico-crítica del currículo, entrevistamos a Dermeval Saviani, profesor emérito de la Universidad Estadual de Campinas. La versión actual de la entrevista, realizada el 9 de junio de 2014 como parte de los estudios de doctorado de Gama (2015), también fue revisada y actualizada por el entrevistado, y se completó en diciembre de 2022.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Nozella Gama, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2008), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2012) e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2015). Integrou a equipe executora e de pesquisa do curso de Licenciatura em Educação do Campo realizado na UFBA de 2009 a 2013. Foi coordenadora pedagógica do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Alagoas de 2013 a 2015. Atualmente é professora do Centro de Educação na Universidade Federal de Alagoas e pesquisadora do grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer - LEPEL. Autora dos artigos A concepção de formação de professores presente nas teses sobre o currículo de pedagogia no Brasil: uma análise crítica (2014) na Revista Histedbr on-line; A produção de Dermeval Saviani: primeiras aproximações aos artigos que tratam da teoria pedagógica (2015) na Revista Germinal: marxismo e educação em debate (2015) e A contribuição de Dermeval Saviani no campo da filosofia da educação: reflexões acerca do currículo (2016) na Revista Filosofia e Educação, juntamente com Cláudio de Lira Santos Júnior. Seus estudos enfocam o currículo, o trabalho pedagógico, a produção do conhecimento e formação de professores nas perspectivas da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Tem experiência na área de Educação, com ênfase, no Trabalho pedagógico, Formação de Professores, Gestão escolar na Educação Infantil.

Citas

FREITAS, L.C. de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GAMA, C.N. Princípios curriculares à luz da Pedagogia histórico-crítica: as contribuições da obra de Dermeval Saviani. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2019.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 2004.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, D. História do tempo e tempo da História: estudos de historiografia e história da educação. Campinas: Autores Associados, 2015.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008.

Publicado

2024-10-04

Cómo citar

GAMA, Carolina Nozella; SANTOS JÚNIOR, Cláudio de Lira. La concepción histórico-crítica del currículo: entrevista con Dermeval Saviani. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17823, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17823. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17823. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.