ENSINO COM PESQUISA NO NÍVEL SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NUM CURSO DE QUÍMICA-LICENCIATURA
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n17p79Palabras clave:
Ensino com Pesquisa, Questionamento Reconstrutivo, Formação do Professor Crítico-Reflexivo.Resumen
Neste apresentamos um relato de experiência sobre o uso do Ensino com Pesquisa no Nível Superior. O uso dessa estratégia de ensino foi feito nas aulas de um Componente Curricular universitário que aborda os saberes científicos e escolares para a docência em Química na Educação Básica, sendo disciplina obrigatória no curso. As atividades realizaram-se no biênio 2012/2013, tendo como objetivo verificar se o Ensino com Pesquisa favorecia o processo de ensino-aprendizagem e contribuía para a formação do professor crítico-reflexivo. Aplicamos um questionário para levantar as concepções dos licenciandos, estimulamos pesquisas de textos sobre os conteúdos, questionários adaptados da Escala de Likert e um questionário final. Os resultados demonstraram que a metodologia de ensino articulado com pesquisa contribuiu significativamente para a formação do professor crítico-reflexivo, podendo ser utilizada como estratégia no processo de formação de professores de Química.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).