DESAFIOS DE ENSINO DE QUALIDADE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p222

Palabras clave:

Ensino de qualidade. Contexto da prática. Significados de qualidade.

Resumen

Este trabalho discute os desafios docentes na busca pela qualidade do ensino, buscando a compreensão dos diferentes sentidos construídos pelos professores em torno do significado de qualidade. A pesquisa foi realizada com professores do ensino básico da cidade de Mossoró-RN. Como referência utilizamos a ideia de ressignificação de qualidade proposta por Lopes (2012), Santos e Oliveira (2016), em diálogos com Laclau (2011) e em contraposição com as perspectivas de qualidade idealizada por Paro (2007) e Teixeira (2012). A partir da análise das falas de cinco professores, obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, além da análise de documentos curriculares utilizados na escola que defendem algumas perspectivas de qualidade, consideramos que o constituinte ‘ensino de qualidade’ assume diversos significados que envolvem influências e negociações de sentidos, construídos conforme os embates, interesses e lutas no contexto da prática. Entender as diferentes possibilidades de ensino de qualidade contribui para desmistificar uma ideia unitária do fenômeno, percebendo construções contextuais da escola, em busca de hegemonização de sentidos que satisfazem, mesmo que provisoriamente e em constante tensão, os interesses ali localizados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jean Mac Cole Tavares Santos, UERN

DOUTOR EM EDUCAÇÃO

Erivelton Nunes de Almeida, UFERSA

MESTRE EM EDUCAÇÃO

DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR

Publicado

2018-04-29

Cómo citar

SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; ALMEIDA, Erivelton Nunes de. DESAFIOS DE ENSINO DE QUALIDADE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 222, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n20p222. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3469. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.