MEDIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p312Palabras clave:
PIBID. Mediação. Formação de professores.Resumen
O PIBID foi criado pelo Governo Federal em 2007. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Wallace Castello Dutra, no município de São Mateus (ES), passou a contar com o trabalho dos bolsistas em 2013. Esta pesquisa busca traçar um perfil da atuação do programa na escola sob o ponto de vista dos próprios pibidianos. O referencial teórico dá destaque à importância da linguagem nos processos de mediação, embasada principalmente nas ideias de Vygotsky. Esta averiguação é feita sob o aspecto qualitativo, com análise de discurso na perspectiva sócio-histórica. Concluiu-se que, como fatores determinantes na qualidade do trabalho desenvolvido pelos bolsistas, estão o gosto que tinham, ou adquiriram, pela sala de aula, as dicas que os regentes titulares compartilham, interação com o professor e com os estudantes, desenvolvimento de atividades experimentais, vocabulário mais simples, entre outros.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).