As implicações do Programa Choque de Gestão para o trabalho docente na Rede Estadual Mineira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p89-105

Palabras clave:

Intensificação. Precarização. Trabalho docente.

Resumen

A presente pesquisa visa analisar os efeitos do Programa Choque de Gestão (CG), entre 2003 e 2014, para o trabalho docente dos professores secundários da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais (REE/MG). Justifica-se pelo fato de haver indícios de intensificação e precarização do trabalho docente devido às medidas deste programa de governo. O levantamento bibliográfico foi realizado por meio de buscas de artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado pelo Google Acadêmico, site de periódicos da Scielo, banco de teses da CAPES e em bibliotecas universitárias. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com 5 professores secundários da REE/MG. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. Os resultados apontaram a existência de meritocracia, performatividade, proletarização, intensificação e precarização no trabalho docente na REE/MG. Entre as considerações finais, constatou-se que as medidas do programa CG, nas três gerações, provocaram uma intensificação e precarização do trabalho docente na REE/MG em virtude das condições de trabalho dos professores secundários, como a responsabilização por resultados, a má remuneração e a sobrecarga de trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adelino Francklin, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Graduado em História pelo UNIFEG e Filosofia pela UFLA. É coordenador do curso de História da UEMG.

Citas

ASSUNÇÃO, A. da Á.; OLIVEIRA, D. A.. Intensificação do Trabalho e Saúde dos Professores. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 30, n. 107, p. 349-372, maio/ago. 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v30n107/03.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2017.

AUGUSTO, M. H. O. G.. Regulação educativa e trabalho docente em Minas Gerais: a obrigação de resultados. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 03, p. 695-709, jul.-set., 2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v38n3/11.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2017.

______. A regulação das políticas educacionais em Minas Gerais e a obrigação de resultados: o desafio da inspeção escolar. 2010. 279 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: < http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUOS-8DAMLM/tese___maria_helena_oliveira_gon_alves_augusto.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 mar. 2018.

______. A regulação educativa em Minas Gerais e efeitos sobre o trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; PINI, Mónica Eva; FELDFEBER, Myriam (org.). Políticas Educacionais e Trabalho Docente: Perspectiva Comparada. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2011. Cap. 8, p. 171-186.

BALL, Stephen. Performatividade, privatização e o pós-estado do bem-estar. Educação & Sociedade, v. 25, n. 89, p. 1105-1126, set.-dez., 2004. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22613.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2018.

______. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação e Realidade, Porto Alegre, RS, v. 35, n. 2, p. 37-56, maio/ago. 2010. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15865/9445>. Acesso em: 01 mar. 2018.

BANCO MUNDIAL. Priorities and strategies for education: a Word Bank sector review. Whashington D. C. 1995. Disponível em: < http://documents.worldbank.org/curated/pt/117381468331890337/pdf/multi-page.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2018.

BARBOSA, L. C. de M.. O uso dos resultados do SIMAVE e suas possíveis implicações para gestores escolares e professores: O caso das escolas públicas de Formiga-MG. 2013. 267 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: < http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUOS-9AYK5D/liliane_dissertacao_fae.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 mar. 2018.

BRITO, V. L. F. A. Efeitos negativos do “choque de gestão na remuneração de professores em Minas Gerais. Fineduca, v. 3, n. 6, p. 1-20, RS, 2013. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/57971>. Acesso em: 01 mar. 2018.

DUARTE, A. W. B.. Por que ser professor? Uma análise da carreira docente na educação básica no Brasil. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: < http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUBD-9Q5HTU/disserta__o___alexandre_william_barbosa_duarte.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 mar. 2018.

DUARTE, A. W. B.; OLIVEIRA, D. A.. Valorização profissional docente nos sistemas de ensino de Minas Gerais e Pernambuco. Práxis educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 17, p. 67-97, jul./dez. 2014. Disponível em: < http://www.gestrado.net.br/images/publicacoes/92/AlexandreDalila_ValorizacaoProfissionalDocenteMGePE.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2018.

ESTEVE, J. M.. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, António. Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995. p. 95-107.

FIDALGO, N. L. R.; FIDALGO, F.. Trabalho docente e a lógica produtivista: conformação e subjetividade. In: FIDALGO, F. et al. (orgs). A intensificação do trabalho docente: tecnologias e produtividade. Campinas, São Paulo: Papirus, 2009. 239 p.

FREITAS, L. C.. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação e Sociedade, v. 28, n. 100-Especial, p.965-987, out., 2007.Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1628100.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2018.

______. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr./jun.2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v33n119/a04v33n119.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2018.

GIROUX, H.. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

HYPOLITO, A. M.. Reorganização Gerencialista da Escola e Trabalho Docente. Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 38, p. 1-18, out./dez. 2011. Disponível em: < https://www.academia.edu/1546437/Reorganiza%C3%A7%C3%A3o_Gerencialista_da_Escola_e_Trabalho_Docente>. Acesso em: 01 mar. 2018.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São

Paulo: EPU, 1986.

MACIEL, R. M.; PREVITALI, F. S.. Impactos das Políticas Públicas do Trabalhador da Educação na Rede Estadual de Patos de Minas/MG em 2011. Revista LABOR, v.1, n. 6, p. 326-343, 2011. Disponível em: <http://www.revistalabor.ufc.br/Artigo/volume6/7_IMPACTOS_DAS_POLITICAS_PUBLICAS_DO_TRABALHADOR_DA_EDUCACAO_NA_REDE%20_ESTADUAL_DE_ENSINO_DE_PATOS_DE_MINASMG_EM_2011.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2018.

MACIEL, A. Governo de Minas faz empréstimo de R$ 450 milhões para pagar dívidas com a Cemig. Em.com.br. Belo Horizonte. 28 nov. 2012. Política. Disponível em: < https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2012/11/28/interna_politica,332637/governo-de-minas-faz-emprestimo-de-r-450-milhoes-para-pagar-divida-com-a-cemig.shtml>. Acesso em: 27 jul. 2018.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 24. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

OLIVEIRA, D. A.. Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto latino-americano. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 99, p. 355-375, maio/ago., 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v28n99/a04v2899.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2018.

______. A nova regulação de forças no interior da escola: carreira, formação e avaliação docente. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, n.1, p.25-38, jan./abr. 2011. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19917/11557>. Acesso em: 01 mar. 2018.

______. Das políticas de governo à política de Estado: reflexões sobre a atual agenda educacional brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 32, n. 115, p. 323-337, abr./jun. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v32n115/v32n115a05.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2018.

OLIVEIRA, D. A. e VIEIRA, L. M. F.. O trabalho docente na educação básica no estado de Minas Gerais: conhecendo novos docentes e suas condições. In.: DUARTE, Adriana et. al. (org.). O trabalho docente na educação básica em Minas Gerais. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.

PINO, M. A. B. D. et al. Trabalho docente, controle e intensificação: câmeras, novo gerencialismo e práticas de governo. In: FIDALGO, Fernando et al. (orgs.). A intensificação do trabalho docente: tecnologias e produtividade. Campinas, São Paulo: Papirus, 2009. 239 p.

RODRIGO, T.; GALAN, M. C. da S. Condições de trabalho e precarização do ensino médio público. Nucleus, Ituverava, SP, v. 7, n. 1, p. 11-24, abr. 2010. Disponível em: < http://www.nucleus.feituverava.com.br/index.php/nucleus/article/view/286/367>. Acesso em: 01 mar. 2018.

ROSSO, S. D.. Mais Trabalho! A intensificação do labor na sociedade contemporânea. São Paulo: Boitempo, 2008. 206 p.

SAMPAIO, M. das M. F. e MARIN, A. J.. Precarização do trabalho docente e seus efeitos sobre as práticas curriculares. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 25, n. 89, p. 1203-1225, set/dez. 2004. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22618>. Acesso em: 01 mar. 2018.

TORRES, R. M.. Melhorar a qualidade da educação básica? As estratégias do Banco Mundial. Trad. Mónica Corullón. In: DE TOMMASI, Lívia; WARDE, Mirian Jorge e HADDAD, Sérgio. O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1996.

Publicado

2018-08-31

Cómo citar

FRANCKLIN, Adelino. As implicações do Programa Choque de Gestão para o trabalho docente na Rede Estadual Mineira. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 89–105, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p89-105. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4392. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Política e gestão da educação: questões contemporâneas"

Artículos similares

<< < 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.