Gestão democrática e escola de qualidade: a visão de três diretores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p31-46

Palabras clave:

Gestão escolar, Educação de qualidade, Diretor escolar, Gestão democrática.

Resumen

A presente pesquisa tem por objetivo analisar como diretores escolares do município de Ourinhos/São Paulo compreendem a gestão democrática e a constituição de uma escola de qualidade. Para tanto, foram entrevistados três gestores de escolas municipais da referida cidade, no primeiro semestre de 2017. Como resultados, nota-se que os profissionais encontram dificuldades no processo de gestão escolar, por terem visões errôneas de gestão democrática ou educação de qualidade. Nesse sentido, torna-se necessário pensar a formação desses sujeitos e o acompanhamento de suas práticas no contexto escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Talwana Oliveira Petrini, Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO)

Licenciada em Pedagogia (FAESO)

Felipe Augusto Roes Salgueiro, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Bacharel em Administração Pública (UNESPAR), Tecnólogo em Agronegócio (FATEC), Mestrando em Planejamento e Análise de Política Pública (UNESP).

João Carlos Pereira de Moraes, Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO)

Professor da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos – FAESO. Doutor em Educação (USP), Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) e Pedagogo (UEM)

Citas

ARRUDA, A. P. T. et al. Democracia e autonomia da gestão escolar: desafios e perspectivas frente à cultura da centralização. Revista Poíesis Pedagógica, v. 9, n. 1, p. 73-85, 2011. Disponível em < https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15671>. Acesso em 22/12/2017.

BARRETO, M. S. V. A formação continuada de gestores escolares em dois municípios mineiros: do PROCAD ao PROGESTÃO. 2010.

BORGES, B. Gestão democrática da escola pública: perguntas e respostas. Maringá: Edição do autor, 2008, 27 p.

BRASIL, Governo Federal. Constituição da república Federativa do Brasil. Brasília, Senado Federal, 1988.

______. Ministério da Educação. Diretrizes e bases da educação nacional nº 9394/96 Brasília: MEC, 1996

CASTRO, J. M.; REGATTIERI, M. (Orgs.) Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009

DEMO, P. Educação e qualidade. Campinas, Papirus Editora, 1995.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, 2009.

DOURADO, L. F. Gestão em educação escolar. Brasília: Universidade de Brasília. Centro de Educação à Distância, 2016.

FRANCO, C. et al. Qualidade e eqüidade em educação: reconsiderando o significado de "fatores intra-escolares". Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 15, n. 55, Rio de Janeiro, 2007.

FERREIRA, V. C. P. Modelos de gestão. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2015.

FREITAS, L. C. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, 2007.

GADOTTI, M. Educação com qualidade social, projeto, implantação e desafios dos Centros Educacionais Unificados (CEUs). São Paulo, 2013.

______. Escola cidadã educação pela cidadania. São Paulo, 2000.

LIBERAL, E. F. et al. Escola segura. Jornal de Pediatria, v. 81, n. 5, p. 155-63, Curitiba, 2005.

LIMA, S. A escola e seu diretor: algumas reflexões. O papel do Diretor e a escola de 1º grau. (Série Idéias, 12). São Paulo: FDE, 1993. p. 117-124.

LÜCK, H. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Em Aberto, v. 17, n. 72, Brasília, 2008.

______. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, p. 47-69, 2009.

MACHADO, M. A. Desafios a serem enfrentados na capacitação de gestores escolares. Em aberto, v. 17, n. 72, Brasília, 2008.

NIEVOLA, C.R. Políticas públicas da educação e gestão democrática e participativa na escola. 2011. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Telêmaco Borba, 2011.

PARO, V. H. Por dentro da escola pública. São Paulo, Xamã, 1996.

______. Reprovação escolar: renúncia à educação. São Paulo, Xamã, 2001.

SOUZA, A. R.; GOUVEIA, A. B. Diretores de escolas públicas: aspectos do trabalho docente. Educar em Revista, n. 1, Curitiba, 2010.

SILVA, J. B. Um olhar histórico sobre a gestão escolar. Educação em Revista, v. 8, n. 1, p. 21-34, Belo Horizonte, 2007.

Publicado

2018-08-31

Cómo citar

PETRINI, Talwana Oliveira; SALGUEIRO, Felipe Augusto Roes; PEREIRA DE MORAES, João Carlos. Gestão democrática e escola de qualidade: a visão de três diretores. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 31–46, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p31-46. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5101. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Política e gestão da educação: questões contemporâneas"

Artículos similares

<< < 87 88 89 90 91 92 93 94 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.