Proposta de ensino de Geometria por meio da Teoria Fractal e o software Geogebra

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p89-106

Palabras clave:

Ensino. Geometria, Software Geogebra, Teoria Fractal.

Resumen

A aplicação da Teoria Fractal está sendo difundida em muitas áreas, entre elas, na de matemática onde permite desenvolver o espírito experimental dos alunos de forma a entender a geometria dos objetos não tradicionais, estabelecendo modelos matemáticos que ajudam a entender diversos fenômenos naturais. Este estudo tem como objetivo relacionar a Teoria Fractal e a Geometria Euclidiana aliada com o software Geogebra para o ensino de conceitos básicos da matemática. Podendo ser desenvolvida e aplicada em sala de aula, oportunizando aos alunos um amplo conhecimento na resolução e ilustração de cálculos matemáticos que envolvam comprimentos, perímetros e áreas de figuras geométricas, bem como a relação com as diversas áreas que ela está inserida. Possibilitando também ao aluno participar de forma mais efetiva no processo de aprendizagem partindo-se do pressuposto que o professor deva ser um mediador nesse processo e o aluno mais atuante e colaborador de sua aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-12-21

Cómo citar

FRANZIN, Rozelaine de Fatima. Proposta de ensino de Geometria por meio da Teoria Fractal e o software Geogebra. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 89–106, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n22p89-106. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5280. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Educação Matemática, Mobilidade e Cibercultura em contextos de ensino e de aprendizagem: dilemas e desafios"

Artículos similares

<< < 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.