As múltiplas funções do pedagogo na Força Aérea Brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p299-310

Palabras clave:

Aeronáutica, pedagogo, orientação educacional

Resumen

Este artigo expõe um campo de atuação do pedagogo pouco explorado nas pesquisas atuais: o quartel. Enfatizando a área militar, busca-se conhecer a proposta pedagógica da Força Aérea Brasileira (FAB) para formar militares, esclarecer a atuação do pedagogo no quartel e compreender as relações existentes entre formação e atividades realizadas como orientador educacional, pois o pedagogo precisa entender como ocorre a organização do sistema de ensino militar. Para atingir esses objetivos realizamos entrevistas, observação e análise documental de regulamentos e programas de cursos de formação. Concluímos que estes profissionais são fundamentais para a formação dos civis que ingressam na vida militar e dos militares que nela permanecem e que há, portanto, necessidade da FAB admitir pedagogos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gisele Moreira Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2014). Atualmente é Segundo Sargento da Força Aérea Brasileira. Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Militar.

Silvina Julia Fernandez, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pedagoga graduada na Universidad Nacional de Entre Ríos, Argentina, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta III da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia, da Comissão de Reforma Curricular do Curso de Pedagogia e sub-coordenadora do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB) - ênfase: Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares. Foi chefe do Departamento de Administração Educacional no período 2012-2016. Seus trabalhos focalizam a gestão, o planejamento e a avaliação educacional, com foco na democratização da educação, a cidadania, as políticas públicas e o cotidiano escolar. Atualmente desenvolve pesquisas sobre planejamento e gestão escolar no contexto das atuais políticas de planejamento e avaliação de sistemas educacionais. Integra a equipe do LaPOpE - Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (http://www.lapope.fe.ufrj.br/).Atua também como Subistituta na Coordenação do Curso de Pedagogia.

Citas

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://gestao2010.mec.gov.br/marcos_legais/decree_104.php,acesso em 23/03/2014, as 17:22h

BRASIL, Lei nº9.394, de 20de dezembro de1996. Estabelece a diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm, acesso em 22 de março e 2018, as 23:50h

BRASIL, Lei que regulamenta orientador educacional. Disponível em: http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.action?numero=72846&tipo_norma=DEC&data=19730926&link=s, acesso em 23/03/2014, as 16:18h.

FRANCO, M.A.S.; LIBÂNEO, J.C.; PIMENTA, S.G. Elementos para a formulação de Diretrizes Curriculares para Cursos de Pedagogia. In: Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, jan./abr. 2007.

GRINSPUN, Mírian P. S. Z. A orientação educacional: conflito de paradigmas e alternativas para a escola. 5. ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

LIBÂNEO, J.C.; PIMENTA, C.G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. In: Educação & Sociedade, ano XX, n.68, Dez/1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 12. ed. – São Paulo: Cortez, 2010.

LUDWIG, Antônio Carlos Will. Democracia e ensino militar. Coleção Questões da nossa época. Volume 66. São Paulo: Cortez, 1998.

MARQUES, R. Dicionário Breve de Pedagogia. 1ª ed. Lisboa: Editora Presença, 2000.

RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.

THINES, G. e LEMPEREUR, A. (dir). Dicionário Geral de Ciências Humanas. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1996.

Publicado

2019-04-25

Cómo citar

SILVA, Gisele Moreira; FERNANDEZ, Silvina Julia. As múltiplas funções do pedagogo na Força Aérea Brasileira. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 299–310, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n23p299-310. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5562. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.