A Pesquisa como Princípio Educativo no Currículo Integrado
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p509-522Palabras clave:
Currículo Integrado, Pesquisa como Princípio Educativo, Educação Profissional e TecnológicaResumen
Com o objetivo de alargar o debate acerca da pesquisa com princípio educativo este artigo apresenta discussões e reflexões sobre uma experiência de materialização do currículo integrado na educação profissional e tecnológica. Constituído por uma abordagem qualitativa, foi produzido envolvendo autores como: Araújo e Frigotto (2018), Ramos (2018), Machado (2010) entre outros. Observou-se que a pesquisa com princípio educativo permite a construção da autonomia e emancipação dos estudantes. A partir de uma problemática inicial, os estudantes conseguem identificar outros desdobramentos, buscando respostas, revisitando e incorporando conceitos, questionando e superando o senso comum, num movimento dialético, produzindo e legitimando o produto deste movimento: um novo saber.
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