RUMOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO EM NOSSA ÉPOCA: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL-COMPARADA

Autores/as

  • Fabricio Antonio Deffacci Professor de Ciência Política do curso de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • André Soares Ferreira
  • Sonia Soares Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n12p57

Palabras clave:

Projetos Educacionais. Educação Neoliberal. Emancipação. Esclarecimento.

Resumen

Este trabalho procura destacar as bases teóricas responsáveis por nortear as propostas educacionais que são gradativamente engendradas nos projetos educacionais. Entendemos que o processo de planejamento da educação no mundo moderno foi em grande medida balizado por valores universais destinados para a construção de um ser humano autônomo, esclarecido e emancipado. Em contraposição, os ideais do sistema capitalista, filtrados pela lógica do mercado dentro da mentalidade neoliberal, resultaram em um projeto educacional circunscrito pela tendência da profissionalização. Com o propósito de ir além da unilateralidade de uma educação profissionalizante, no final do século XX no Brasil o modelo da Escola Cidadã desenhado por Paulo Freire trouxe novas perspectivas para a formação humana. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabricio Antonio Deffacci, Professor de Ciência Política do curso de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professor de Ciência Política do curso de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Publicado

2014-12-29

Cómo citar

DEFFACCI, Fabricio Antonio; FERREIRA, André Soares; FERREIRA, Sonia Soares. RUMOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO EM NOSSA ÉPOCA: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL-COMPARADA. Debates em Educação, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 57, 2014. DOI: 10.28998/2175-6600.2014v6n12p57. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/739. Acesso em: 13 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 84 85 86 87 88 89 90 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.