Metodologias e Tecnologias Digitais: a voz do coletivo/singular na formação inicial do professor de Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p273-294

Palabras clave:

Formação de professores, Tecnologias digitais, Educação matemática.

Resumen

Com as expressivas transformações da sociedade impulsionadas pelos avanços das tecnologias digitais a formação de professores necessita estar em constante estudo. Nesta perspectiva, foi realizada uma pesquisa qualitativa buscando compreender como futuros professores de matemática entendem o uso pedagógico das tecnologias digitais e para isso, foi aplicado um questionário a 12 alunos do curso de Matemática de uma universidade federal da região centro-oeste do Brasil no ano de 2017. Os dados foram tabulados e analisados por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. No estudo, destaca-se que o uso das tecnologias em suas futuras aulas poderá ser uma forma de potencializar o ensino da matemática desde que auxiliada por uma metodologia eficaz e, o quão é importante olhar para a formação inicial de professores, buscando respostas para os anseios formativos.

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Biografía del autor/a

Tiago Dziekaniak Figueiredo, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Educação (UFPEL); Mestre em Educação em Ciências (FURG); Graduado em Matemática (FURG); Professor Adjunto da UFGD e Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática - GPTEM/CNPq.

Victor Ferreira Ragoni, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestrando em Educação Matemática (UFMS); Licenciado em Matemática (UFGD); Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática - PTEM/CNPq

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UFGD. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE MATEMÁTICA da Universidade Federal da Grande Dourados. 2017.

Publicado

2019-08-31

Cómo citar

FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak; RAGONI, Victor Ferreira. Metodologias e Tecnologias Digitais: a voz do coletivo/singular na formação inicial do professor de Matemática. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 273–294, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p273-294. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7745. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê “Tecnologias e educação: usos, efeitos e reflexões sobre a formação no cotidiano das instituições educacionais”

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