Ensino Religioso perante a diversidade cultural e os escritos acadêmicos: produção de um estado do conhecimento

Autores/as

  • Rusiane da Silva Torres Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) http://orcid.org/0000-0002-9898-6976
  • Guilherme Paiva de Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p295-306

Palabras clave:

Estado do Conhecimento. Ensino Religioso. Diversidade religiosa. Proselitismo.

Resumen

Esse trabalho apresenta como finalidade mostrar os resultados de um Estado do conhecimento (EC) realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referente às produções acadêmicas relacionadas ao Ensino Religioso perante a diversidade cultural e o estudo das religiões afro-brasileiras nas escolas públicas. A metodologia adotada no artigo consistiu na análise qualitativa, por meio de uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre o tema de estudo. Como resultado, se pode perceber que, embora a temática exponha uma quantidade relevante de pesquisas, a mesma ainda apresenta aspectos pouco debatidos, em especial, no que se refere ao estudo das religiões afro-brasileiras nas aulas do Ensino Religioso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rusiane da Silva Torres, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda em Ensino - POSENSINO, ampla associação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

Guilherme Paiva de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO (UERN, UFERSA, IFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

 

Citas

BRITO, Lucelmo Lacerda de. Modelos divergentes de Ensino Religioso? Análises das experiências do RJ e SC. 2015. 208 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política e Sociedade) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo – SP, 2015. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3116232 > Acesso em: 13 Maio. 2019

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. IN: MOREIRA, Antônio Flávio, CANDAU, Vera Maria (orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas / 2. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CAPUTO, Stela Guedes. Ogan, adósu, òjè, ègbónmi e ekedi: O candomblé também está na escola. Mas como?. IN: MOREIRA, Antônio Flávio, CANDAU, Vera Maria (orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas / 2. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

FERNANDES, Vânia Claudia. (As) simetria nos sistemas públicos de Ensino Fundamental em Duque de Caxias (RJ): a religião no currículo. 2014. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro – RJ, 2014. Disponível em:

Acesso em: 13 Maio. 2019.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p.257-272, ago. 2002.

LEÃO, Francisco Daniel Pereira. O diálogo inter-religioso na prática pedagógica dos professores da rede pública municipal de Fortaleza. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Fortaleza - CE, 2016. Disponível em:

Acesso em: 13 maio. 2019.

MONSORES, Luciana Helena. Religião, ensino religioso e cotidianos da escola: discutindo a laicidade na rede pública estadual do Rio de Janeiro. 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro – RJ, 2014. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1305752> Acesso em: 20 de maio. 2019.

MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

NASCIMENTO, Sérgio Luís do. Políticas de Ensino Religioso e educação das relações étnico-raciais no Brasil. 2015. 248 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Do Paraná – PR, 2015. Disponível em:

<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dissertacoes_teses/tese_sergio_luis_nascimento.pdf> Acesso em: 13 maio. 2019.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116275004>. Acesso em: 10 fev. 2018.

ROIF, Patrícia de Oliveira. Narrativas de uma professora de Ensino Religioso Afro em escolas do município do Rio de Janeiro. 2016 108f. Dissertação (Mestrado em Educação) –

Faculdade de Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2016. Disponível em:

<https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3697123> Acesso em: 13 maio. 2019.

SANTOS, Gláucio Antônio. Encontros do ensino religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana: a laicidade da educação pública em questão. 2014. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana - MG, 2014. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2000460> Acesso em: 13 maio. 2019.

SILVA, José Walter Silva e. Cultura... Culturas: Tensões Pentecostais no Ensino da Religiosidade Afro-Brasileira. 2018. 270 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho (PPGE - Uninove) – SP, 2018. Disponível em:

<https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6376610> Acesso em: 13 maio. 2019.

SOUSA, Evelin Christine Fonseca de. Formação docente para o Ensino Religioso em universidades federais: os cursos de Licenciatura em Ciências da Religião da UFPB, UFJF e UFS. Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação): Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ, 2016. Disponível em:

<https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3545739> Acesso em: 13 maio. 2019.

TOLEDO, Jessica Mustefaga de. Diversidade religiosa no contexto escolar: um estudo de caso sobre as percepções culturais de jovens do ensino médio. 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, PR, 2017. Disponível em:

Acesso em: 13 maio. 2018.

Publicado

2019-12-23

Cómo citar

TORRES, Rusiane da Silva; CARVALHO, Guilherme Paiva de. Ensino Religioso perante a diversidade cultural e os escritos acadêmicos: produção de um estado do conhecimento. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 295–306, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p295-306. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8041. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.