Os fazeres de um grupo de Iniciação Científica na Educação Básica: um estudo de caso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p307-328

Palabras clave:

Iniciação Científica, Educação Básica, Estudo de Caso

Resumen

Esse artigo aborda a pesquisa acerca do problema: Como um grupo de Iniciação Científica pode contribuir para a construção de conceitos, assim como para o desenvolvimento de habilidades e atitudes em estudantes da Educação Básica? Um estudo de caso com produção de informações a partir de entrevistas semiestruturadas com professores e familiares dos estudantes integrantes do Grupo. O tratamento das mesmas foi feito por Análise Textual Discursiva, tendo emergido duas categorias: O Grupo enquanto emergência no cenário escolar e os estudantes participantes; O papel do Grupo para os sujeitos da comunidade escolar e as investigações desenvolvidas. A participação no Grupo mostrou-se com potencial pedagógico para distintas formas de ensinar e aprender conceitos, habilidades e atitudes.

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Biografía del autor/a

Sandra Aparecida Santos, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Educação em Ciências, Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016 - ingresso), mestra em Educação em Ciências, Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e graduada em Biologia pela Universidade do Vale do Itajaí (1997). Atualmente é professora da Educação Básica e coordena o GEIC (Grupo Estudantil de Iniciação Científica) na Unidavi - Universidade para Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.

Michelle Câmara Pizzato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Química) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidad de Burgos (2010). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS (2017). Possui graduação em Ciências (1987), em Química (Bacharelado e Licenciatura, 1990) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (2013), todas pela PUCRS. Atualmente é professor de Química do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, campus Novo Hamburgo, onde é coordenador de pós-graduação em nível de Especialização. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) na Universidade Federal do Rio Grande/FURG, no qual atua com orientação de mestrandos. É representante da Pesquisa do campus Novo Hamburgo junto ao Comitê Gestor de Pesquisa do IFSul.

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Publicado

2019-12-23

Cómo citar

SANTOS, Sandra Aparecida; CÂMARA PIZZATO, Michelle; MACIEL RIBEIRO, Marcus Eduardo. Os fazeres de um grupo de Iniciação Científica na Educação Básica: um estudo de caso. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 307–328, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p307-328. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8060. Acesso em: 25 nov. 2024.

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