O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p515-526

Palabras clave:

PROEJA, Saberes do Trabalho, Profissão, EJA.

Resumen

O artigo se propõe a contribuir com a construção de propostas político-pedagógicas de cursos do Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), a partir de um ensaio teórico. Argumenta-se que os saberes da experiência de trabalho e o conceito de profissão são centrais para a construção do currículo desses cursos, na perspectiva da formação humana. Recorre-se a estudos da relação Trabalho e Educação, em especial às abordagens da dualidade do sistema de ensino e do processo de compreensão histórica, social e pedagógica do PROEJA no Brasil, a partir de autores que defendem o processo de integração entre a educação profissional e a educação de jovens e adultos, bem como a estudos do trabalho e da sociologia das profissões.

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Biografía del autor/a

Naira Lisboa Franzoi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Departamento de Estudos Especializados - DEE

Maria Clara Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Departamento de Estudos Especializados - DEE

Faculdade de Educaçao

Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao.

Citas

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Publicado

2020-04-06

Cómo citar

FRANZOI, Naira Lisboa; BUENO FISCHER, Maria Clara. O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 515–526, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p515-526. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8197. Acesso em: 12 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê "PROEJA Artesanato"

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