Narrativas do leitor do literário pelo viés da análise progressiva de Roland Barthes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p105-124

Palabras clave:

Análise progressiva, Formação de leitores, Leitor do literário, Mediação de leitura.

Resumen

Este artigo apresenta uma proposta de análise metodológica de textos narrativos em pesquisas acadêmicas que busca ampliar as possibilidades interpretativas do pesquisador, tendo como palimpsesto a análise progressiva do texto literário, proposta por Barthes (1999). O objetivo é exemplificar a utilização dessa metodologia a partir de dados construídos em uma pesquisa mais ampla, envolvendo narrativas de leitores do literário. Foi possível constatar que a utilização dessa metodologia coloca em foco o processo de escuta do pesquisado, no qual o pesquisador é um articulador, um mediador entre a narrativa e os sentidos que nela emergem. A análise progressiva da narrativa apresenta-se como outra possibilidade metodológica de pesquisas que envolvam as artes, no campo das Ciências Humanas, em especial o da Educação.

 

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Biografía del autor/a

Janete Ribeiro Nhoque, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Cursando POS DOC em Lingua Portuguesa na PUC São Paulo.  Diretora de escola aposentada da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutora em Literatura pela Univesidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolveu seu Pós-Doutorado na Universidade Paris VII. Professora do Doutorado e do mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Citas

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Publicado

2020-06-22

Cómo citar

NHOQUE, Janete Ribeiro; NEITZEL, Adair de Aguiar. Narrativas do leitor do literário pelo viés da análise progressiva de Roland Barthes. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 105–124, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p105-124. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8283. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

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