Estão roubando a nossa felicidade: percepções de jovens, estudantes de ensino médio, sobre viver num bairro popular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p410-426

Palabras clave:

Juventude, Ensino Médio, Camadas Populares

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa acerca das restrições vivenciadas por jovens estudantes das camadas populares moradores de um bairro de Belém do Pará. A investigação inseriu-se em uma abordagem metodológica qualitativa com o enfoque na fenomenologia social de Alfred Schütz. Para a reunião de dados foi utilizado Grupos de Discussão e como técnica de análise, o Método Documentário. Dos resultados, emergiram sentidos que revelam os modos como os e as jovens estudantes percebem as dificuldades e a positividade em ser jovem de um bairro popular: restrições a liberdade, violência e preconceito, impacto da infraestrutura no acesso a escola e identificar qualidades eminentes. O resultado apontou para o delineamento do modelo de orientação coletiva, denominado dicotomia.

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Biografía del autor/a

Lucelia de Moraes Braga Bassalo, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Estadual do Pará (UEPA). Líder do Grupo de Pesquisa Juventude, Educação e Sociabilidades (JEDS/UEPa) e Pesquisadora  do Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (GERAJU/UnB).

Alessandra de Almeida Souza, Secretaria de Educação do Estado do Pará

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Pará (UEPa), professora da Secretaria Estadual de Educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Juventude, Educação e Sociabilidades (JEDS/UEPa)

Citas

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Publicado

2020-06-22

Cómo citar

BASSALO, Lucelia de Moraes Braga; SOUZA, Alessandra de Almeida. Estão roubando a nossa felicidade: percepções de jovens, estudantes de ensino médio, sobre viver num bairro popular. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 410–426, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p410-426. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8628. Acesso em: 1 sep. 2024.

Número

Sección

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