Reflexões sobre a mediação docente no ensino de situações multiplicativas
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p19-36Palabras clave:
Mediação Docente, Situações Multiplicativas, Teoria dos Campos ConceituaisResumen
Apresenta-se reflexões sobre a mediação docente no ensino de situações multiplicativas no 5º ano do Ensino Fundamental a partir da Teoria dos Campos Conceituais. Os dados empíricos foram obtidos por análise documental, observação participante e sessões reflexivas junto a um docente que atua no 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do município de São Luís do Maranhão. Constatou-se a carência do trabalho voltado para os aspectos conceituais da multiplicação e da divisão e a proeminência da simbolização em detrimento da conceitualização. As conclusões derivadas desta pesquisa apontam constatações epistemológicas e pragmáticas que podem ajudar os professores a refletir sobre sua prática e o desvelar do raciocínio matemático subjacente às operações aritméticas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).