O orientador pedagógico na política educacional: disputas e tensões

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p60-75

Palabras clave:

Política Educacional, Orientador Pedagógico, Gestão Escolar.

Resumen

O presente artigo aborda as tensões e disputas sobre o trabalho do orientador pedagógico na legislação brasileira. Tomamos como marco de investigação o período compreendido após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL,1996), a aprovação da Resolução do Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno nº 01(BRASIL, 2006) e até tensões e disputas na cena contemporânea. Foram encontrados nos documentos legais indicativos que evidenciam disputas no sentido de estabelecer o trabalho desse profissional da escola, bem como as tensões entre a docência e a atividade como especialista em educação. 

 

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Biografía del autor/a

Bethânia Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Associação Brasileira de Ensino Universitário - UNIABEU (2009). Especialização em Adminstração e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2012). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2019). Cursa Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais - GESED/UFRJ. Orientadora Pedagógica na rede municipal de educação de Queimados/RJ.   

Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense -UFF (1997) e doutora em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2008) com pós doutorado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ (2011) e pós doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Portugal (2017). Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FE/UFRJ - linha Políticas e Instituições Educacionais. Pesquisadora e coordenadora do GESED - Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais da Faculdade de Educação da UFRJ.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

BITTENCOURT, Bethânia; AMARAL, Daniela Patti do. O orientador pedagógico na política educacional: disputas e tensões. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 60–75, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p60-75. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8987. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

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