Vol. 12 Núm. 28 (2020)

					Ver Vol. 12 Núm. 28 (2020)

Revista Debates em Educação | v. 12, n. 28, Set./Dez. (2020)

Dossiê "Complexidade e Transdisciplinaridade no Século XXI"

Publicado: 2020-08-18

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Deise Juliana Francisco, Inalda Maria dos Santos
    i-vi
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28pi-vi
  • Apresentação – Dossiê "Complexidade e Transdisciplinaridade no Século XXI"

    Izabel Cristina Petraglia, Maria Dolores Fortes Alves, Ettiène Guérios
    vii-xii
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28pvii-xii

Artigos

Dossiê "Complexidade e Transdisciplinaridade no Século XXI"

  • Contextualización Educativa: diálogo, epistemología y complejidad

    Juan Miguel Batalloso, Maria Cândida Moraes
    576-595
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p576-595
  • Alan Turing: cientista complexo e transdisciplinar

    Izabel Cristina Petraglia, Angelo Palmisano, Alessandro Marco Rosini
    596-609
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p596-609
  • Transdisciplinariedad y Educación Superior: experiencias en el CEUArkos para abrir los saberes a la complejidad de la vida

    Ana Cecília Espinosa
    610-628
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p610-628
  • A dimensão humana dos seres humanos: inclusão e complexidade

    Adalberto Duarte Pereira Filho, Maria Dolores Fortes Alves
    629-650
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p629-650
  • Alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular: obstáculos e limites

    Elaine Teresinha Dal Mas Dias
    651-664
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p651-664
  • Programa, estratégia, movimento, criatividade: eixos na ação didática em uma perspectiva de complexidade

    Ettiène Guérios, Michelle Padilha Batistella
    665-676
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p665-676
  • Criatividade e letramento escolar na perspectiva da complexidade: articulações e desafios transdisciplinares

    Elza Rodrigues Barbosa Peixoto, Maria José de Pinho
    677-690
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p677-690
  • Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção

    Marlene Zwierewicz, Helena Maria Ferreira, Cristina Costa-Lobo, Aline Lima da Rocha Almeida, Helena Castilho Zielinski
    691-704
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p691-704
  • Gestão e formação de professores: os dilemas contemporâneos da complexidade

    Laurymar Garcez Freitas Santos Accioly, Patrícia Margarida Farias Coelho, Marcos Rogério Martins Costa
    705-723
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p705-723
  • Avanços do pensamento complexo na visão ética

    Marilda Aparecida Behrens, Edna Liz Prigol
    724-738
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p724-738
  • Para uma narrativa complexa das ciências, ou a arte de reconstruir conceitos

    Eugênia Maria Dantas, Maria da Conceição Xavier de Almeida
    739-747
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p739-747
  • Discurso do professor-sujeito e o dizer e “semidizer” em sala de aula

    Ediênio Vieira Farias, Maria de Lourdes Soares Ornellas
    748-761
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p748-761