v. 12 n. 28 (2020)

					Visualizar v. 12 n. 28 (2020)

Revista Debates em Educação | v. 12, n. 28, Set./Dez. (2020)

Dossiê "Complexidade e Transdisciplinaridade no Século XXI"

Publicado: 2020-08-18

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Deise Juliana Francisco, Inalda Maria dos Santos
    i-vi
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28pi-vi
  • Apresentação – Dossiê "Complexidade e Transdisciplinaridade no Século XXI"

    Izabel Cristina Petraglia, Maria Dolores Fortes Alves, Ettiène Guérios
    vii-xii
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28pvii-xii

Artigos

  • Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual

    Beatriz Oliveira Almeida, Lynn Rosalina Gama Alves
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p1-18
  • Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil

    Lucas de Vasconcelos Soares, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    19-41
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41
  • Pedagogia do (im)previsível: pandemia, distanciamento e presencialidade na educação

    Camila Santana
    42-62
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p42-62
  • Do perigo em se criar heróis: a desumanização dos profissionais da Saúde em meio à pandemia

    Suiane Costa Ferreira
    63-76
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p63-76
  • Programa institucional de internacionalização (PrInt): análises frente a uma pandemia

    Egeslaine de Nez, Marilia Costa Morosini
    77-94
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p77-94
  • “Princesa come de boca fechada”: reflexões foucaultianas sobre as práticas alimentares na Educação Infantil

    Aliandra Cristina Mesomo Lira, Eliane Dominico, Débora Ribeiro, Maristela Aparecida Nunes
    95-114
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p95-114
  • A percepção de professores acerca da relação de pais/mães adolescentes com o Centro de Educação Infantil

    Lucimara Medeiros Fucks, Madalena Pereira da Silva
    115-137
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p115-137
  • Democratização e educação infantil: oferta e qualidade

    Givanildo da Silva, Adelaide Alves Dias
    138-157
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p138-157
  • As potencialidades do brincar para o desenvolvimento das funções executivas na Primeira Infância

    Livia Crespi, Deisi Noro, Márcia Finimundi Nóbile
    158-177
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p158-177
  • Estratégia de ensino baseada no uso de tecnologias para sensibilização sobre a inclusão de surdos

    Priscila Leite Loiola Ribeiro, Helena Carla Castro, Paula Alvarez Abreu
    178-198
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p178-198
  • Pressupostos sobre políticas de accountability em publicações na área da educação: implicações e tensões no governo democrático da educação

    Elton Luiz Nardi, Aline Bettiolo dos Santos
    199-214
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p199-214
  • A produção científica na área de acessibilidade nas revistas brasileiras de educação especial

    Maria Almerinda de Souza Matos, Danilo Batista de Souza
    215-231
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p215-231
  • A Sociologia das Conflitualidades na Educação Básica

    Rosimeri Aquino da Silva, Amurabi Oliveira
    232-244
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p232-244
  • Internacionalização e colonialidade do saber na produção científica do Brasil

    Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Paula Aparecida Diniz Gomides Castro Santos
    245-264
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p245-264
  • Revisitando a historiografia africana: subsídios para a disciplina História da África nas licenciaturas

    Cintia Santos Diallo, Claudia Araújo de Lima
    265-288
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p265-288
  • Da licenciatura em pedagogia à indução na docência: contribuições do PIBID

    Klinger Teodoro Ciríaco, Cristiana Mariano
    289-311
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p289-311
  • Quando as leituras fazem falta - a propósito da escrita científica de pós-graduandos

    José Cezinaldo Rocha Bessa
    312-330
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p312-330
  • Ensinar e aprender por meio do componente curricular - Oficina de Assistência Social e Política Municipal - Curso de Serviço Social

    Raimunda Aurea Dias de Sousa, Maria Lúcia Silva Souza
    331-348
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p331-348
  • Uma reflexão sobre as diferentes abordagens pedagógicas e a finalidade das atividades experimentais no campo do Ensino de Ciências da Natureza

    Daniel Pereira do Prado Dias, Brenda Tavella Oliveira, Maria Inês de Affonseca Jardim, Airton José Vinholi Júnior
    349-364
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p349-364
  • O trabalho docente no discurso midiático: sentidos que retornam

    Maria do Socorro Aguiar Oliveira Cavalcante, José Edson Ferreira Lima
    365-382
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p365-382
  • A ação docente na EJA: um saber fazer orquestrado pelo habitus profissional

    Jenaice Israel Ferro, Rosa Aparecida Pinheiro, Lucas Pereira da Silva, Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
    383-403
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p383-403
  • Aula, pensamento e criação

    Angélica Vier Munhoz, Fabiane Olegário, Francine Nara Freitas
    404-414
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p404-414
  • Os saberes docentes de um futuro professor de Química mobilizados a partir do uso da História e Filosofia da Ciência

    Luara Wesley Candeu Ramos, Enio de Lorena Stanzani, Angélica Cristina Rivelini-Silva, Ana Paula Hilário Gregório, Marinez Meneghello Passos
    415-437
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p415-437
  • A Licenciatura em Química como espelhamento do Bacharelado e a desprofissionalização docente em pauta: um olhar sobre pesquisas de Pós-graduação através do estado da questão

    Wanderson Diogo Andrade da Silva, Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro
    438-454
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p438-454
  • Perfil e nível de satisfação com as vivências acadêmicas de graduandos do curso de Educação Física da UNIVASF

    Leidjane Pereira Siqueira, Hiago Andrei de Lima Pereira, José Roberto Andrade do Nascimento-Junior, Alexsandro dos Santos Machado, José Fernando Vila Nova de Moraes
    455-473
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p455-473
  • Formação educativa de Maria de Lourdes Fernandes: memórias de superação

    Cristine Brandenburg, Lia Machado Fiuza Fialho, Francisca Genifer Andrade de Sousa
    474-494
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p474-494
  • Mapeamento de pesquisas e publicações acerca das políticas de valorização dos servidores técnicos e analistas universitários

    Emanuelle Araújo Martins Barros, Claudio Pinto Nunes
    495-510
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p495-510
  • Reflexões metodológicas para pesquisa em Redes de Políticas na Educação

    Sandra Cristina Vanzuita da Silva, Valéria Silva Ferreira, Letícia Veiga Casanova
    511-522
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p511-522
  • A institucionalização de uma estrutura pública de gestão educacional

    Daniela Modolo Ribeiro Gouvea, Saulo Fabiano Amâncio Vieira, Ricardo Lebbos Favoreto, Pablo Henrique Paschoal Capucho
    523-542
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p523-542
  • A gestão escolar e a formação de professores: interlocuções e possibilidades

    Ivana Almeida Serpa, Débora Velasque de Souza, Eliane de Lourdes Fontana Piffero, Ailton Jesus Dinardi
    543-553
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p543-553
  • A formação do diretor de escola e o desempenho estudantil: qual a relação?

    Nonato Assis de Miranda, Leandro Campi Prearo, Heloisa Poleti de Souza Bueno
    554-575
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p554-575

Dossiê "Complexidade e Transdisciplinaridade no Século XXI"

  • Contextualización Educativa: diálogo, epistemología y complejidad

    Juan Miguel Batalloso, Maria Cândida Moraes
    576-595
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p576-595
  • Alan Turing: cientista complexo e transdisciplinar

    Izabel Cristina Petraglia, Angelo Palmisano, Alessandro Marco Rosini
    596-609
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p596-609
  • Transdisciplinariedad y Educación Superior: experiencias en el CEUArkos para abrir los saberes a la complejidad de la vida

    Ana Cecília Espinosa
    610-628
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p610-628
  • A dimensão humana dos seres humanos: inclusão e complexidade

    Adalberto Duarte Pereira Filho, Maria Dolores Fortes Alves
    629-650
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p629-650
  • Alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular: obstáculos e limites

    Elaine Teresinha Dal Mas Dias
    651-664
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p651-664
  • Programa, estratégia, movimento, criatividade: eixos na ação didática em uma perspectiva de complexidade

    Ettiène Guérios, Michelle Padilha Batistella
    665-676
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p665-676
  • Criatividade e letramento escolar na perspectiva da complexidade: articulações e desafios transdisciplinares

    Elza Rodrigues Barbosa Peixoto, Maria José de Pinho
    677-690
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p677-690
  • Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção

    Marlene Zwierewicz, Helena Maria Ferreira, Cristina Costa-Lobo, Aline Lima da Rocha Almeida, Helena Castilho Zielinski
    691-704
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p691-704
  • Gestão e formação de professores: os dilemas contemporâneos da complexidade

    Laurymar Garcez Freitas Santos Accioly, Patrícia Margarida Farias Coelho, Marcos Rogério Martins Costa
    705-723
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p705-723
  • Avanços do pensamento complexo na visão ética

    Marilda Aparecida Behrens, Edna Liz Prigol
    724-738
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p724-738
  • Para uma narrativa complexa das ciências, ou a arte de reconstruir conceitos

    Eugênia Maria Dantas, Maria da Conceição Xavier de Almeida
    739-747
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p739-747
  • Discurso do professor-sujeito e o dizer e “semidizer” em sala de aula

    Ediênio Vieira Farias, Maria de Lourdes Soares Ornellas
    748-761
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p748-761