A dimensão ética do currículo

o que aprendemos com os antigos?

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p95-127

Mots-clés :

Currículo, Paidéia, Phronesis

Résumé

O presente artigo tem como objetivo inicial resgatar noções clássicas da filosofia antiga no campo do currículo. Entre essas noções destacamos as concepções de: ética, comunidade, humanismo e natureza. Desse modo, consideramos que tais noções só fazem sentido quando pensadas no ideal da Paidéia grega (JAEGER, 1994). Por isso, resgatamos passagens da Republica de Platão e da Ética de Aristóteles. Por meio dessas passagens, valendo-se de analise comparativa, compreendemos a diferença entre o saber-fazer do primeiro em detrimento ao saber-agir do segundo. Nesse sentido, a ética, com Aristóteles, recebe um componente pedagógico, a virtude intelectual conhecida por phronesis (prudência). Assim, com prudência e clareza da condição ética política, podemos superar a moralização contemporânea.

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Biographie de l'auteur-e

Deniz Alcione Nicolay, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Feevale. Mestre e doutor em educação pela UFRGS. Pós-doutor pela DEC/UFRGS. Professor da área de Fundamentos da Educação na UFFS. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências-PPGEC/UFFS. Líder do Gphilía.

Références

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Publié-e

2021-08-31

Comment citer

NICOLAY, Deniz Alcione. A dimensão ética do currículo: o que aprendemos com os antigos?. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 95–127, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p95-127. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10567. Acesso em: 13 août. 2024.

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