Teoria das situações didáticas presentes na prática pedagógica em matemática a partir da formação e reflexão docente

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p577-602

Mots-clés :

Formação docente, Situações Didáticas, Campo Conceitual Multiplicativo

Résumé

A Teoria das Situações Didáticas (TSD) propõe a interação entre professor, alunos e o saber matemático, em um meio planejado pelo primeiro, para que os outros possam elaborar autonomamente os conhecimentos. Com base nesta premissa, este artigo objetiva analisar a implementação e as reflexões realizadas pela professora acerca da TSD como fundamento de sua prática pedagógica, ao abordar o campo conceitual multiplicativo. Para tal, foi realizada formação com uma professora do 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Tal formação teve como suporte a TSD. Foram realizados três ciclos de acompanhamento. Cada ciclo foi composto por planejamento, observação e sessão reflexiva. A professora compreendeu os elementos da TSD, entretanto, não implicou ainda em sua prática de sala. Há dificuldades no processo de devolução e institucionalização do conhecimento estudado. Nota-se, no entanto, a valorização de variadas situações do campo multiplicativo com o uso da representação numérica dominante.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2021-06-26

Comment citer

BATISTA, Paulo César da Silva; BARRETO, Marcilia Chagas; DE SOUSA, Ana Cláudia Gouveia. Teoria das situações didáticas presentes na prática pedagógica em matemática a partir da formação e reflexão docente. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 577–602, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p577-602. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10606. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.