Crianças em avaliação e (re)organização de escola

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p331-347

Mots-clés :

Participação infantil, Avaliação da escola, Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil

Résumé

Em pesquisa com crianças buscou-se conhecer o ponto de vista de meninos e meninas sobre a sua escola. Trata-se de compartilhar experiência prática onde por meio de fotografias, desenhos e narrativas as informações são organizadas, as percepções sobre as relações educativas delineadas e duas delas mobilizam processo reflexivo. As informações são compartilhadas pelas crianças em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular e com autores, buscando sugestões de como avaliar e (re)organizar as escolas para a primeira infância. Resultados apontam ser proveitoso potencializar iniciativas das crianças com propósito de auxílio ao processo avaliativo e organizacional da escola.

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Ivo José Both, Centro Universitário Internacional-Uninter Programa de mestrado e doutorado em educação profissional e novas tecnologias

É licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo-RS (1975). Possui mestrado em Educação na área de Planejamento Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-RS (1982). Tem doutorado em Educação na área de Política Educativa pela Universidade do Minho, Portugal (1992). Possui pós-doutorado em Avaliação e Pesquisa obtido em Audiência Pública na Universidade Federal do Paraná (2018). É Técnico em Enfermagem: COREN PR 001003488. No Centro Universitário Internacional Uninter (Curitiba-PR) é: professor titular em cursos de graduação e de pós-graduação presenciais e a distância, pesquisador e escritor; atua no Núcleo de Pesquisa em Educação; é Presidente do Conselho Editorial da Editora Intersaberes (desde 05/2005); é docente no Programa de mestrado e doutorado profissional em Educação e Novas Tecnologias. No MEC é avaliador de cursos e avaliador institucional. Tem larga experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da aprendizagem, educação, instituição, educação a distância e qualidade. Foi Presidente da Comissão Própria de Avaliação na Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR (1993 a 1999) e na (então) Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER-PR (2006 e 2007). Foi Coordenador do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-1998). Foi Pró-Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, bem como Diretor Acadêmico da (então) Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER. Moção recebida da Assembleia Legislativa do Paraná pela contribuição na docência superior e publicação de obras relevantes à área acadêmica (2013). Honra ao Mérito por atuação exemplar no combate ao câncer infantil (2015). Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná (Decreto Estadual/PR nº 11.672, de 16/07/2014) de 2014 a 2019. É Líder da linha de pesquisa (CNPq): Formação docente e novas tecnologias. Foi Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional-UNINTER de 27/01 a 06/12/2016. Integrante do Conselho de Pesquisa do Centro Universitário Internacional UNINTER. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9663-7257. Professor pesquisador da Fundação Wilson Picler de Amparo à Educação, Ciência e Tecnologia-FAMPECT

http://lattes.cnpq.br/1846811798094932

Neusa Aparecida Radeck, Centro Universitário Internacional-Uninter Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias.

Mestrado em Educação e Novas tecnologias (2019) pelo Centro Universitário Internacional-Uninter. Especialização em Educação Infantil (2009) pela PUC/PR e em Educação Especial e Inclusiva (2007) pela Uninter. Graduação em Pedagogia (2000) pela UnC- Universidade do Contestado/Canoinhas. Atua como pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. http://lattes.cnpq.br/5439313594216164- http://orcid.org/0000-0002-9631-8640

Contato:nradeck@hotmail.com

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Publié-e

2021-11-30

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BOTH, Ivo José; RADECK, Neusa Aparecida. Crianças em avaliação e (re)organização de escola. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 331–347, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p331-347. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10956. Acesso em: 24 nov. 2024.

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