A percepção do professor sobre a abordagem das tecnologias na sua trajetória formativa e profissional

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p730-753

Mots-clés :

Percepções, Tecnologias, Formação docente, Atuação Profissional

Résumé

O uso de tecnologias pode configurar um elemento promotor de transformações no ensino e na aprendizagem, razão pela qual é relevante investigar as percepções que têm alicerçado o uso desses artefatos pelos educadores e a sua trajetória formativa na dinâmica do espaço escolar. Para tanto, metodologicamente, vale-se de um estudo de caso através de um questionário aberto, cujas respostas foram interpretadas à luz da análise textual discursiva. Os resultados apontaram para um professor interessado pela tecnologia, mas desprovido do conhecimento necessário para desenvolvê-la, uma vez que a sua formação inicial pouco contribuiu nesse objetivo, o que fica a cargo de formações continuadas. Esse fato merece discussões no campo da formação docente e no uso dos recursos tecnológicos na escola.

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Cazimiro de Sousa Campos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestre em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Brasil. Membro do Núcleo de Pesquisas em Ensino e Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Brasil. 

Francisca Vilani de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Internacional Tres Fronteras (UNINTER), Paraguai. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação à Distância da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Brasil. Docente da Especialização em Mídias na Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Brasil.

Emanuel Neto Alves de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Pós-Doutor em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra (UC), Portugal. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Brasil.

Márcia Mychelle Nogueira Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do grupo de pesquisa Tecnologia, Inovação e Comportamento Organizacional no Setor Público da Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

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Publié-e

2021-11-30

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CAMPOS, Cazimiro de Sousa; SOUZA, Francisca Vilani de; OLIVEIRA, Emanuel Neto Alves de; NASCIMENTO, Márcia Mychelle Nogueira. A percepção do professor sobre a abordagem das tecnologias na sua trajetória formativa e profissional. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 730–753, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p730-753. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11189. Acesso em: 21 nov. 2024.

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