Ser professor no contexto online: processo formativo no ensino superior em tempos de pandemia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1017-1037

Mots-clés :

Educação Online, Ensino Remoto, Formação de Professores, Pandemia Covid-19, Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Résumé

O presente artigo descreve uma experiência formativa desenvolvida com docentes de uma Universidade Pública brasileira, realizada no período de agosto a dezembro de 2020 durante a Pandemia da Covid-19. Debate sobre os aspectos teórico-práticos da estruturação do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA Ser Professor no Contexto Online, que possibilitou desenvolver as atividades formativas com os sujeitos geograficamente distantes, via as interfaces da internet.  Apresenta e desenvolve uma análise descritiva sobre os envolvimentos dos docentes cursistas a se estruturar a formação na perspectiva de se vivenciar e pensar sobre a docência, as ações pedagógicas e a avaliação no contexto educativo online. Significa-se como resultado que a vivência das ações educativas aconteceu em uma perspectiva dialógica via interfaces da web, como meio de problematizar o contexto do ensino remoto. Registra-se que todo o processo formativo com os professores do ensino superior foi estruturado e desenvolvido de forma não presencial. Os recursos pedagógicos e tecnológicos como a plataforma moodle, desenho didático, textos de apoio, wiki, fóruns, vídeos, tarefa e os materiais didáticos em diferentes formatos se mostraram potenciais de promover a interação, bem como a perspectiva da educação online assumida na proposta formativa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2021-06-26

Comment citer

HECKLER, Valmir; GUIDOTTI, Charles dos Santos. Ser professor no contexto online: processo formativo no ensino superior em tempos de pandemia. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 1017–1037, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p1017-1037. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11818. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Múltiplas Perspectivas e Experiências no Ensino Remoto"

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.