Educação Física no Ensino Médio

o contexto das aulas na rede estadual do Rio Grande do Sul

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p212-233

Mots-clés :

Educação Física, Ensino Médio, Contexto das aulas

Résumé

O estudo teve como objetivo analisar o panorama das aulas de Educação Física das escolas de Ensino Médio da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. A amostra constituiu-se de 239 escolas de Ensino Médio, representadas por 147 professores de Educação Física e 193 gestores escolares. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário online, sobre o perfil dos professores de Educação Física e o desenvolvimento das aulas. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo e a estatística descritiva. Os resultados apontam a presença do esporte como conteúdo hegemônico, a existência de aulas no contraturno escolar e aulas separadas por gênero. Conclui-se necessário compreender o contexto da Educação física no Ensino Médio, buscando uma reflexão sobre a prática pedagógica.

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Thais de Lima dos Santos, Universidade Federal do Pampa/Doutoranda

Doutoranda no curso Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde; Mestra no curso Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Graduada em Licenciatura em Educação Física- Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Uruguaiana (2015 - 2018); Graduada em Letras e suas Respectivas Linguagens- Universidade Pitágoras Unopar - Campus Uruguaiana (2013 - 2016); Atua nas áreas de Ensino de Educação Física Escolar. Pesquisadora do Grupo de Estudo em Educação Física e Esportes (GEEFE) da UNIPAMPA Campus Uruguaiana e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágios e Formação de Professores (GEPEF).

Any Gracyelle Brum dos Santos, Universidade Federal do Pampa/Mestranda

Mestranda no curso Educação em Ciências: Química da vida e saúde- Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA (2018), Especialista em Lúdico e Psicomotricidade na Educação Infantil e Supervisão e Orientação Educacional. Atua nas áreas de Ensino de Educação Física Escolar. Pesquisadora do Grupo de Estudo em Educação Física e Esportes (GEEFE) da UNIPAMPA Câmpus Uruguaiana e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágios e Formação de Professores (GEPEF) - Atua como Tutora presencial do Curso em Licenciatura em Matemática Ead - UAB- IFAAR- Pólo Uruguaiana.

Patrícia Becker Engers, Universidade Federal do Pampa/Doutoranda

Licenciada em Educação Física (2014) e Especialista em Atividade Física e Saúde (2018), ambas pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA - Campus Uruguaiana. Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UNIPAMPA. Integrante dos Grupos de Pesquisa: GPAFSIA- Grupo de Pesquisas em Atividade Física e Saúde na Infância e Adolescência e GEPEF - Grupo de Estudo e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores.

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal do Pampa/Doutor

Possui Licenciatura Plena em Educação Física (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003), especialização em Mídias na Educação (2004), mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2013) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2016), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Atua na área de Educação Física e Ensino, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Práticas pedagógicas na educação física escolar; Metodologia e ensino aprendizagem dos esportes; Projetos de aprendizagem; Formação de professores; Atividade física e promoção da saúde. Coordenador-Líder do Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes - GEEFE, da Unipampa.

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Publié-e

2022-04-27

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DOS SANTOS, Thais de Lima; DOS SANTOS, Any Gracyelle Brum; ENGERS, Patrícia Becker; ILHA, Phillip Vilanova. Educação Física no Ensino Médio: o contexto das aulas na rede estadual do Rio Grande do Sul. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 212–233, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p212-233. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12029. Acesso em: 25 nov. 2024.

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