O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação profissional

contextualizações com o mundo do trabalho

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p328-352

Mots-clés :

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação Profissional e Tecnológica, Institutos Federais, Mundo do Trabalho

Résumé

As transformações tecnológicas ao longo da história reorganizam o sistema produtivo, em uma dinâmica que obriga o sistema educacional a se ajustar, buscando minimizar a exclusão do trabalhador nesse mesmo sistema, sendo as tecnologias digitais relevantes para a sua inclusão. Dentro da temática trabalho e educação, o objetivo geral deste artigo é a análise de pesquisas empíricas publicadas entre 2012 e 2020, realizadas antes do contexto da Pandemia pelo Covid-19, que, de alguma forma, tratem do uso das tecnologias digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto da Educação Profissional nos Institutos Federais. Assume-se o método dialético, com procedimento qualitativo, tendo como modalidade principal a análise de conteúdo com base em alguns descritores, buscou-se nos portais SciELO, BDTD, CAPES e Google Acadêmico textos científicos para análise. Os resultados indicam que há muitos aspectos relacionados às TDICs sendo investigados, destacando-se a dificuldade de os docentes usarem as plataformas virtuais, bem como de implementarem práticas pedagógicas via TDICs, falta de laboratórios de informáticas e amparo pedagógico, além da condição social dos discentes, condição em que a instituição se torna o único espaço de acesso às tecnologias. Conclui-se, que ainda há muitas ações a serem implementadas nos IFs em relação ao uso das TDICs no processo de ensino-aprendizagem para uma educação integral do estudante-trabalhador.

 

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Lucas de Souza, IFSC/ProfEPT

Mestrando do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) - Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Assistente Administrativo da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Salete Valer, IFSC/ProfEPT

Doutora em Linguística (Psicolinguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Linguística Teórica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduação em Letras Português e Literaturas Vernáculas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora titular do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis-Continente, Área de Linguagem e Comunicação, atuando como docente em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC); Cursos Técnicos Subsequentes; Cursos Superiores de Tecnologia e no Mestrado em Educação Profissional em Rede Federal (ProfEPT).

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2022-08-31

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SOUZA, Lucas de; VALER, Salete. O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação profissional: contextualizações com o mundo do trabalho. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 328–352, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p328-352. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12311. Acesso em: 25 nov. 2024.

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