Pesquisas sobre as tecnologias digitais no ensino de química

Auteurs-es

  • Bruno Silva Leite Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p244-269

Mots-clés :

Tecnologias Digitais, Ensino de Química, Revisão Sistemática de Literatura, Pesquisas sobre tecnologias

Résumé

As tecnologias digitais no ensino de Química (EQ) têm sido incorporadas na busca de promover melhorias nos processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, esta pesquisa realizou uma revisão sistemática da literatura em cinco etapas com o objetivo de identificar em periódicos da área de Ensino “Qual tem sido o foco das pesquisas publicadas sobre tecnologias digitais no ensino de Química?”. O período de recorte foi o último decênio (2011-2020) considerando revistas com Qualis A. Os resultados mostram que o foco das pesquisas está mais na utilização das tecnologias no ensino de Química, seguido da elaboração/aplicação de recursos didáticos digitais (RDD). Os dados revelam também que os softwares/aplicativos, o audiovisual e os dispositivos móveis foram os RDD mais utilizados nos artigos, que o conteúdo de química orgânica foi o mais explorado e que o público-alvo em boa parte dos trabalhos eram estudantes do ensino médio. Por fim, esta pesquisa relata o que os pesquisadores da área têm desenvolvido sobre as tecnologias digitais no EQ, possibilitando traçar caminhos que visem a contribuir para o processo de construção do conhecimento químico por meio do uso das tecnologias digitais.

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Biographie de l'auteur-e

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É Licenciado em Química, mestre no Ensino das Ciências e Doutor em Química Computacional. É coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede (PROFQUI-UFRPE). Também é Docente permanente do programa de pós-graduação em Ensino das Ciências da UFRPE. Professor no curso de Especialização em Ensino de Astronomia da UFRPE. Coordena os grupos de pesquisas LEUTEQ (Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química) e InPraMEQ (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino de Química) do diretório de grupos do CNPq e é pesquisador colaborador do Núcleo SEMENTE.Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química atua principalmente nas seguintes temáticas: (1) Tecnologias no Ensino de Química; (2) Metodologias Ativas, Aprendizagem Tecnológica Ativa, Gamificação e Ensino Híbrido; (3) processos e materiais educativos no Ensino de Ciências/Química; (4) Experimentação, divulgação científica e formação de professores. Atua como consultor ad hoc de periódicos especializados em Educação em Ciências/Química, nacionais e internacionais, e agências de fomento (CNPq, CAPES). Participou da Comissão Avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2021 - Objeto 1, 2 e 3). Participa com avaliador credenciamento e recredenciamento do Ministério da Educação (INEP). Na Sociedade Brasileira de Química (SBQ) é o atual vice-diretor da Divisão de Ensino [mandato 2020-2022] e foi tesoureiro da Regional Pernambuco [mandatos 2016-2018, 2018-2020]. Foi representante da região nordeste na Comissão Nacional de Ensino de Química (2016-2018) que contribuiu para a criação da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) e fez parte da diretoria de comunicação da SBEnQ (2018-2020).

 

http://lattes.cnpq.br/4932752031807872

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Publié-e

2021-11-30

Comment citer

LEITE, Bruno Silva. Pesquisas sobre as tecnologias digitais no ensino de química . Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 244–269, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p244-269. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13055. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendim

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