A educação das relações étnico-raciais por meio da ludicidade

uma revisão de literatura

Auteurs-es

  • Geisa Martins Nogueira Costa Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Maricleide Pereira de Lima Mendes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14106

Mots-clés :

Relações Étnico-Raciais, Ludicidade, Práxis

Résumé

Este estudo teve como objetivo identificar publicações brasileiras sobre a Prática Educativa de professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais tendo a Ludicidade como elemento articulador. Realizamos um estudo bibliográfico nos bancos de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Banco de Teses e Dissertações da Capes no período de 2005 a 2020. O resultado apontou um número inexpressivo de trabalhos que se dedicam a compreender em alguma medida a práxis para a Educação das Relações Étnico-Raciais por meio da Ludicidade. Concluímos que este tipo de estudo se constitui como lócus profícuo de conhecimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Geisa Martins Nogueira Costa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestranda em Educação Científica, Inclusão e Diversidade – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pesquisadora da FAPESB. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diversidade - UFRB. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Ludicidade, Formação e Processos Tecnológicos (ELUFOTEC – UNEB). Létrologa e Contadora.

Maricleide Pereira de Lima Mendes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Química e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Campus de Feira de Santana-Bahia. Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Références

ALBINO, Ilma Terezinha Fragoso; ZOMER, Lorena. A Diversidade Étnico Racial no Currículo Escolar do Ensino Fundamental. Cadernos PDE. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Governo do Estado do Paraná, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_hist_artigo_vilma_terezinha_fragoso_albino.pdf. Acesso em: 20 ago 2022

GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. RBPAE –v.27, n.1, p. 109-121, jan./abr. 2011.

REIS, Maria da Conceição dos; OLIVEIRA, Aurenéa Maria de; SILVA, Auxiliadora Maria Martins da; In: A educação das relações étnico-raciais na formação docente: um olhar freireano para o curso de pedagogia

https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/8744/pdf Acessado em: 19 jul 2022

Publié-e

2023-06-05

Comment citer

COSTA, Geisa Martins Nogueira; MENDES, Maricleide Pereira de Lima. A educação das relações étnico-raciais por meio da ludicidade: uma revisão de literatura. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14106, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14106. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14106. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.