Acolhimento emocional pós-pandemia

um estudo com universitários

Auteurs-es

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14120

Mots-clés :

Regulação emocional, Ensino remoto, Ensino Superior

Résumé

Este estudo teve o objetivo de analisar os conteúdos relacionados às emoções de estudantes universitários no momento de retorno às aulas presenciais para entender a sua influência sobre os sentidos atribuídos à pandemia. Realizou-se uma pesquisa de campo transversal de abordagem qualitativa com 28 estudantes que foram organizados em três grupos. A coleta de dados envolveu o registro das emoções e uma entrevista coletiva. A análise utilizou a codificação pelo método afetivo. Os resultados revelaram a frequência maior de emoções negativas e um segundo movimento de adaptação no retorno às aulas presenciais. Reconhece-se a importância do acolhimento emocional e do exercício da escuta do outro.

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Biographie de l'auteur-e

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação e Professora associada no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publié-e

2023-03-25

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RAMOS, Daniela Karine. Acolhimento emocional pós-pandemia: um estudo com universitários. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14120, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14120. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14120. Acesso em: 22 nov. 2024.

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