Formação de professores para EJA no Brasil

educomunicação na perspectiva freiriana

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14309

Mots-clés :

Formação de professores, EJA, Paulo Freire, Educomunicação

Résumé

Este artigo analisa algumas questões acerca da Formação de professores para Educação de Jovens e Adultos no Brasil a partir da perspectiva freiriana. Nesse sentido, o estudo problematiza o uso da Educomunicação, enquanto recurso, que pode ser utilizado tanto para a promoção do diálogo na formação de professores para EJA, quanto na interação de docentes com os educandos dessa modalidade. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica e de cunho qualitativo e exploratório. A perspectiva de análise é fenomenológico-dialética com destaque para as contribuições de Paulo Freire. Para que a educação seja dialógica, assim como propõe o patrono de nossa educação, é preciso preparar os professores para atuar nesse horizonte. Assim, o principal resultado deste estudo é a problematização de como a Educomunicação pode ser considerada na perspectiva freiriana para promover o diálogo na formação de professores e na interação com os educandos da EJA. Espera-se que as reflexões aqui apresentadas possam contribuir para a concretização de práticas pedagógicas de autonomia e de liberdade coletivamente construídas na formação de professores e para atuação docente na EJA, bem como para o desenvolvimento de novas pesquisas a respeito dessa temática.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rodrigo Otávio dos Santos, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutor em História pela UFPR, inserido na linha Cultura e Poder; Mestre em Tecnologia pela UTFPR, inserido na linha de pesquisa Tecnologia e Interação; Pós-graduado em Comunicacão Social e Novas Tecnologias; e formado em História pela UFPR. Todas as pesquisas versando sobre comunicação, educação, internet e História em Quadrinhos.

Contato principal para correspondência.

Elias Lourenço , SEED/PR

Possui graduação em Abi - História pela Universidade Federal do Paraná (2001). Atualmente é professor - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de História, com ênfase em História. Pós-graduação em Metodologia do Ensino de História - IBEPEX- 2003. Pós-graduação em Metodologia do Ensino de História na modalidade E.J.A. - Faculdade São Brás - 2014 Cursando Mestrado na UNINTER, desde março de 2020, na linha de pesquisa de Educação e Novas Tecnologias.

 

LUIS FERNANDO, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutor em Educação pela UTP. Professor do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação e Novas Tecnologias e da Área de Humanidades do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Références

ARROYO, M. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares? REVEJ@ - Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, ago. 2007.

Disponível em: <http://nedeja.uff.br/wp-content/uploads/sites/223/2020/05/Balano-da-EJA-MiguelArroyo.pdf> Acesso em: 15 jul. 2022.

BRASIL/MEC. Câmara de Educação Básica. Resolução nº. 01 de 25 de maio de 2021. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância. Disponível em: < https://www.gov.br/mec/pt-br/media/acesso_informacacao/pdf/DiretrizesEJA.pdf > Acesso em: 15 jul. 2022.

CARBONELL, J. Pedagogias do século XXI: bases para inovação educativa. Porto Alegre: Penso, 2016.

FREIRE, P. Educação Como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 75ª. Ed. – Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

HADDAD, S. Aprendizagem de Jovens e Adultos Avaliação da Década da Educação para Todos. São Paulo: Perspectiva, 2000.

HEIN, A. C. A. Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017.

HOEPERS, A. Ensino de História em EJA/EAD: uma investigação com professores para uma proposta de formação. Altair Hoepers: Florianópolis, 2018.

FARIA, A.A.; LOPES, L. F. O que e o quem da EAD: História e fundamentos. Curitiba: InterSaberes, 2013.

OROZCO GÓMEZ. G. Educação: recepção midiática, aprendizagem e cidadania. São Paulo: Paulinas, 2014.

PAULA, C. R.; OLIVEIRA, M. C. Educação de Jovens e Adultos: a educação ao longo da vida. Curitiba: InterSaberes, 2012.

POUBEL, C. M. de S.; PINHO, L. G.; CARMO, G. T. do. Uma arena de tensões: a história da EJA ao PROEJA. Cadernos de História da Educação, v. 16, n. 1, p. 125-140, jan./abr. 2017.

SANTOS, R.O. dos. Fundamentos da Pesquisa Histórica. Curitiba: Intersaberes, 2016.

SANTOS, R.O. dos. Fundamentos de Educomunicação. Curitiba: Contentus, 2020.

SCHMIDT, M. A.; GARCIA, T. M. B. Pesquisas em Educação Histórica: Educar, Curitiba, Especial, p. 11-31, 2006. Editora UFPR.

SEED-PR. Diretrizes curriculares - EJA. Curitiba: SEED/PR, 2006. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_eja.pdf.> Acesso em 20 out. 2022.

STADLER, P. de C. Youtube como ferramenta de educação não formal: boas práticas para a produção de vídeos educativos com base nos aspectos da linguagem de youtubers / Pâmella de Carvalho Stadler. – Curitiba: Centro Universitário Internacional UNINTER, 2019. [Dissertação de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias].

Publié-e

2023-06-05

Comment citer

SANTOS, Rodrigo Otávio dos; LOURENÇO , Elias; LUIS FERNANDO. Formação de professores para EJA no Brasil: educomunicação na perspectiva freiriana. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14309, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14309. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14309. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.