Política de formação continuada

qual formação?

Auteurs-es

  • Belarmina Vilela Cruvinel Universidade Federal de Uberlândia
  • Camila Alberto Vicente de Oliveira Universidade Federal de Jataí

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15117

Mots-clés :

Políticas educacionais, Formação continuada, Ensino-Aprendizagem.

Résumé

Por meio de levantamento documental e entrevistas com docentes de uma Rede Municipal no interior goiano, o presente texto busca debater a política de formação continuada e compreender seus efeitos sobre o processo ensino-aprendizagem. Concluiu-se que foram realizadas ações formativas isoladas tendo por base as avaliações externas e treinamento de práticas por meio de oficinas e, diante disso, poucos efeitos são produzidos para a mudança no contexto escolar com vistas à qualidade socialmente referenciada do ensino. Dessa forma, questiona-se: qual formação? 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Belarmina Vilela Cruvinel , Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí (UFG/REJ). É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (NuFOPE/UFJ). E-mail: dbelarminavc@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2604-1877. Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7947559732708414

Références

ALMEIDA, Dulce Barros de; TEIXEIRA, Ricardo Antônio Gonçalves. Contexto educacional complexo e diverso a partir de uma análise interpretativa dos aspectos legais que subsidiam propostas educativas inclusivas. In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (orgs.). Didática em uma sociedade complexa. Goiânia: CEPED, 2011, p. 155-173.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Resolução n. 04/2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União. Brasília, 14 de julho de 2010b, Seção 1, p. 824.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. [recurso eletrônico] -- Brasília, DF: Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Educação, 2018. 514 p. Atualizada até a EC n. 99/2017. Disponível em <http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/legislacao Constituicao/anexo/CF.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2019.

BRASIL. Lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, n. 11.494 de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei n o 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nos 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 21 de junho de 2007. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11494.htm >. Acesso em: 19 mar. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria Normativa n. 1.403, de 09 de junho de 2003. Institui o Sistema Nacional de Certificação e Formação Continuada de Professores. Diário Oficial da União, Brasília, 09 de junho de 2003. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/p1403.pdf>. Acesso em: 13 maio. 2019.

BRASIL. Lei do Plano Nacional de Educação de n. 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 10 de janeiro de 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf /L10172.pdf>. Acesso em 12 jun. 2019.

BRASIL. Resolução Conselho Nacional de Educação, n. 01 de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Diário Oficial da União. Brasília, 29 de outubro de 2020, ed. 208, Seção 1, p. 103. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Resolucao-cne-cp-001-2020-10-27.pdf. Acesso em: 08 mar. 2021

BRASIL. Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica. Orientações Gerais: objetivos, diretrizes e funcionamento. Brasília: MEC, 2005. Disponível em:<https://www.oie.es/historico/quipu/ brasil/Red_Nac_form_continua.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2019.

CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1203-1230, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2628100.pdf. Acesso em: 15 mar. 2021.

GENTIL, Heloísa Salles e COSTA, Marilda de Oliveira. Continuidades e descontinuidades nas políticas de formação de professores e suas implicações na prática pedagógica docente. Revista da Educação Pública. Cuiabá, v. 20, n. 43, p. 267-287, maio/ago. 2011 Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/306>. Acesso em: 15 mar. 2021.

JATAÍ. Plano Municipal de Educação, Lei n. 3.708/2015, de 26 de junho de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação - PME para o próximo decênio, e dá outras providências. Diário Oficial Eletrônico do Município de Jataí-GO. Jataí, GO, 26 de junho de 2015. Disponível em: <http://sapl.camara jatai.go.gov.br/sapl/sapl_documentos/norma_juridica /5049_texto_ integral>. Acesso em: 12 ago. 2017.

JATAÍ. Estatuto e o Plano de Cargos e Vencimentos dos Profissionais do Magistério do Município de Jataí – GO, Lei n. 2.822/2007. Câmara Municipal de Jataí. Jataí, GO, 28 de agosto de 2007. Disponível em < http://sislegis.camarajatai.go.gov.br/portal// seeker?iddoc=1210.> Acesso em: 02 fev. 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. OLIVEIRA, João Ferreira. TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Docência em Formação / coordenação Antônio Joaquim Severino, Selma Garrido Pimenta).

LIBÂNEO, José Carlos. Escola pública brasileira, um sonho frustrado: falharam as escolas ou as políticas educacionais? In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (orgs.). Didática em uma sociedade complexa. Goiânia: CEPED, 2011, p. 75-95.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo A. de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. (Temas básicos de educação e ensino).

MIZUKAMI, Maria da Graça N., et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

NÓVOA, Antônio (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1991. (Instituto de Inovação Educacional).

SAVIANI, Dermeval. História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. Revista Educação. Santa Maria, v. 30, n. 02, p. 11-26, 2005. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2018.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013. (Coleção memórias da educação).

SEVERINO, Antônio J. Formação e atuação dos professores: dos seus fundamentos éticos. In: SEVERINO, Francisca Eleodora S. (org.). Ética e formação de professores: política, responsabilidade e autoridade em questão. São Paulo: Cortez, 2011. p. 130-149.

Téléchargements

Publié-e

2023-05-10

Comment citer

CRUVINEL , Belarmina Vilela; OLIVEIRA, Camila Alberto Vicente de. Política de formação continuada: qual formação?. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15117, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15117. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15117. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

Articles similaires

<< < 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.