Explorando caminhos de pesquisa de interculturalidade

Auteurs-es

  • Dagmar Braga de Oliveira UFS
  • Marizete Lucini Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15926

Mots-clés :

Educação, Currículo do Piauí, Interculturalidade

Résumé

Este artigo traz um recorte da tese “Ensino de Ciências no Currículo do Piauí (2020): legados coloniais e possíveis brechas decoloniais (interculturais críticas)”, que tem como objetivo principal compreender os legados coloniais e possíveis brechas decoloniais presentes na proposta curricular do Ensino Fundamental (anos finais) do Piauí (2020), para o ensino de ciências. Neste recorte, apresentaremos parte da revisão de literatura realizada a partir dos trabalhos (dissertações e teses) produzidos no recorte temporal de 10 anos (2012 a 2021) publicados no Banco de Teses e Dissertações da Capes. No panorama de pesquisas relacionadas à temática Interculturalidade, identificamos 289 trabalhos, sendo 205 Dissertações e 84 Teses. Desse modo, a partir dos trabalhos selecionados na triagem básica iniciamos uma análise mais detalhada com a leitura dos títulos e na maioria dos casos a leitura dos resumos para assim filtrar ao máximo os trabalhos com maior aderência a nossa temática de pesquisa. Ao final, a nossa análise foi constituída por 14 dissertações e 07 teses que foram selecionadas para análise mais minuciosa onde constatamos a ausência de trabalhos envolvendo a relação da temática interculturalidade e o Currículo do Piauí.

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Publié-e

2023-09-05

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OLIVEIRA, Dagmar Braga de; LUCINI, Marizete. Explorando caminhos de pesquisa de interculturalidade. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15926, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15926. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15926. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

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