Visão profissional de professores de Matemática de escolas do campo na elaboração de tarefas exploratórias

Auteurs-es

  • Camila Benites Bieleski Moré Secretaria de Educação do Município de Dourados/MS
  • Renata Viviane Raffa Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15996

Mots-clés :

Percepção do professor, Ensino de Matemática, Tarefas, Formação Continuada, Educação do Campo

Résumé

Este estudo qualitativo consiste em compreender aspectos da percepção de professores de matemática de escolas do campo relativos à elaboração de tarefas, como parte do planejamento de aulas na perspectiva do Ensino Exploratório, mobilizados em uma formação continuada. Os dados são recortes das produções escritas dos professores e das gravações das discussões formativas. Os resultados sugerem que contextos com os quais os alunos pudessem conectar à sua vida no campo com a tarefa foram considerados nas decisões dos professores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Renata Viviane Raffa Rodrigues, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECMat. Tem experiência na área de Formação de Professores e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: percepção profissional de professores de Matemática, recursos multimídia na formação de professores, ensino exploratório de Matemática na perspectiva dialógica, ressignificação da experiência escolar no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Références

ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

BALL, D. L. Preface by: Mathematics Teacher Noticing: seeing through teachers’ eyes. In: SHERIN, M. G.; JACOBS, V. R.; PHILIPP, R.A. (eds.), New York: Routledge, p. 20-24, 2011.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação (Trad. Maria J. Alvez, Sara B. dos Santos, & Telmo M. Baptista). Porto: Porto Ed., 1994.

CALDART, R. S. Elementos para construção do Projeto Político e Pedagógico da Educação do Campo. Revista Trabalho Necessário, v. 2, n. 2, 2004.

CALDAT, R.S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 35-64, 2009.

Canavarro, A. P. Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, n. 115, p. 11-17, 2011.

CANAVARRO, A.; OLIVEIRA, H.; MENEZES, L. Práticas de ensino exploratório da matemática: o caso de Célia. In: SANTOS, L. (ed.), Investigação em Educação Matemática: Práticas de ensino da Matemática. Portalegre: SPIEM, 2012. p. 255-266.

CYRINO, M. C. C. T.; JESUS, C. C. Análise de tarefas matemáticas em uma proposta de formação continuada de professoras que ensinam matemática. Ciência & Educação, v. 20, n.3, p. 751-764, 2014.

CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Ensino Exploratório e casos multimídia na formação de Professores que Ensinam Matemática. In: CYRINO, M. C. C. T. (org.), Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam matemática: elaboração e perspectivas. Vol. 1, Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2016. p. 19-32.

CYRINO, M. C. C. T.; TEIXEIRA, B. R. O ensino exploratório e a elaboração de um framework para os casos multimídia. In: CYRINO, M. C. C. T. (org.), Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam matemática: elaboração e perspectivas. EDUEL, 2016. p. 81-100.

ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, M. C. (ed.), Handbook of research on teaching. MacMillan, 1986. p. 119-161.

FIGUEIRÊDO, T. M. M.; ANDRADE, L. G.; PEREIRA, P. C. A escola rural multisseriada sob o prisma da Educação do Campo e da Etnomatemática. Revista Ciências & Ideias, v. 9, n.1, jan./abr. 2018. DOI: 10.22047/2176-1477/2018.v9i1.765

FORMIGOSA, M. M.; SILVA, B. DAS G. S.; OLIVEIRA, M. R. D. O Ensino de Matemática com jovens e adultos em uma Escola do Campo na Amazônia. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 01-21, 2020. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1981-1322. DOI: 10.5007/1981-1322.2020.e68072.

GOODWIN, C. Professional vision. American Anthropologist, n. 96, p. 606-633, 1994.

GOMES, P.; QUARESMA, M.; PONTE, J. P. Conhecimento sobre tarefas e sobre os alunos num estudo de aula com professoras de matemática. Educación Matemática, v. 35, n. 1, p. 113-141, abr. 2023.

GOTARDI, O. L. N.; PIRES, D. X. Educação do Campo e Currículo: um estudo das propostas pedagógicas de escolas do campo da região de Dourados/MS. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, v. 10, n.2, p. 01-21, 2021.

JACOBS, V. R.; LAMB, L. L. C.; PHILIPP, R. A. Professional noticing of children’s mathematical thinking. Journal for Research in Mathematics Education, v. 41, n.2, p. 169-202, 2010.

JACOBS, V. R.; LAMB, L. L. C.; PHILIPP, R. A.; SCHAPPELLE, B. P. Deciding how to respond on the basis of children’s understandings. In: SHERIN, MG.; Jacobs, V.R.; Philipp. R. A. (eds.). Mathematics Teacher Noticing: seeing through teachers’ eyes. New York: Routledge, 2011. p. 97-116.

LOUIE, N. Culture and ideology in mathematics teacher noticing. Educational Studies in Mathematics, v.97, n.1, p. 55-69, 2018.

LOUIE, N.; ADIREDJA, A. P.; JESSUP, N. Teacher noticing from a sociopolitical perspective: the FAIR framework for anti deficit noticing. ZDM - Mathematics Education. v. 53, p. 95–107, 2021.

MAAß, K.; ARTIGUE, M. Implementation of inquiry-based learning in day-to-day teaching: a synthesis. ZDM - Mathematics Education, v. 45, n. 6, p. 779-795, 2013.

MASON, J. Researching your own practice: The discipline of noticing. RoutledgeFalmer, 2002.

MASON, J. Learning about noticing, by, and through, noticing. ZDM - Mathematics Education, n. 53, p.231–243, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11858-020-01192-4.

MONTEIRO, C. E. F.; MARTINS, M. N. P.; CARVALHO, L. M. T. L. DE.; QUEIROZ, T. N. Acesso e utilização de recursos no ensino de Matemática por professores de escolas do Campo. REMATEC, ano 12, n. 25. p. 21-36, maio/ago. 2017.

MORÉ, C. B. B.; RODRIGUES, R. V. R. O ensino de Matemática na escola do campo a partir das pesquisas com professores que atuam nesse contexto. Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT. Dossiê Temático Ed. MTM em diálogo com a Ed. Do Campo, Indígena e Quilombola, p. 01-22, 2023.

NAGY, M. C.; CYRINO, M. C. C. T. Aprendizagens de professoras que ensinam matemática em uma comunidade de prática. Revista da FAEEBA, v. 23, n.41, p. 149-163, 2014.

PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In: GTI (ed.), O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM, 2005. p. 11-34.

PONTE, J. P.; MATA-PEREIRA, J.; HENRIQUES, A. C.; QUARESMA, M. Designing and using exploratory tasks. In: MARGOLINAS, C. (ed.). Task design in mathematics education: Proceedings of ICMI Study 22, v. 1, 2013. p. 491-500.

RODRIGUES, R. V. R.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Comunicação no Ensino Exploratório: visão profissional de futuros professores de Matemática. Bolema, v. 32, n.62, p. 967-989, dez. 2018. DOI: 10.1590 /1980-4415v32n62a11.

SANTOS, A. R. dos; SILVA, J. F. da. Recontextualização dos princípios da educação escolar do campo, indígena e quilombola nas pesquisas. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15202, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15202. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15202. Acesso em: 28 jul. 2023.

SHERIN, M.G.; VAN ES, E. A. Effects of video club participation on teachers’ professional vision. Journal of Teacher Education, v. 60, n. 1, p. 20-37, jan./fev. 2009.

SHERIN, M. G.; JACOBS, V. R.; PHILIPP, R. A. (orgs.). Situating the study of teacher noticing. In: SHERIN, M. G.; JACOBS, V. R.; Philipp, R.A. (eds.). Mathematics Teacher Noticing: seeing through teachers’ eyes. New York: Routledge, p. 3-14, 2011.

SHERIN, M. G.; RUSS, R. S.; COLESTOCK, A. A. Accessing mathematics teachers’ in-the-moment noticing. In: SHERIN, M. G.; JACOBS, V. R.; Philipp, R.A. (eds.). Mathematics Teacher Noticing: seeing through teachers’ eyes. New York: Routledge, 2011. p. 79-94,

STAR, J. R.; LYNCH, K.; PEROVA, N. Using video to improve preservice mathematics teachers’ abilities to attend to classroom features: A replication study. In: SHERIN, M.G.; JACOBS, V.R.; Philipp, R.A. (eds.), Mathematics Teacher Noticing: seeing through teachers’ eyes. New York: Routledge, 2011. p. 117-133.

STEIN, M.K; ENGLE, R. A.; SMITH, M. S.; HUGHES, E. K. Orchestrating productive mathematical discussions: five practices for helping teachers move beyond show and tell. Mathematical Thinking and Learning, v. 10, n.4, p.313-340, 2008. DOI: 10.1080/10986060802229675.

STEIN, M.K.; SMITH, M. Tarefas matemáticas como quadro para a reflexão: da investigação à prática. Educação e Matemática, n. 105, p. 22-28, 2009.

TEIXEIRA JÚNIOR, V. P. Jogos de linguagem na educação do campo: cotidiano e matemática na visão de professores do campo. Alexandria: R. Edu. Ci. Tec., Florianópolis, v. 13, n.1, p. 57-72, maio 2020. DOI: 10.5007/1982-5153.2020v13n1p57.

VAN ES, E.; SHERIN, M. Learning to notice: Scaffolding new teachers’ interpretations of classroom interactions. Journal of Technology and Teacher Education, v. 4, n. 10, p. 571-596, 2002.

WELLS, G. Dialogic inquiry: Towards a sociocultural practice and theory of education. Cambridge University Press, 2004.

Téléchargements

Publié-e

2024-01-22

Comment citer

MORÉ, Camila Benites Bieleski; RODRIGUES, Renata Viviane Raffa. Visão profissional de professores de Matemática de escolas do campo na elaboração de tarefas exploratórias. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15996, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15996. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15996. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática: contextos e práticas

Articles similaires

<< < 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.