Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ensino Superior
um estudo sobre Argentina, Brasil e Paraguai
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16439Mots-clés :
Pessoa com Deficiência, Ensino Superior, Políticas Educacionais, InclusãoRésumé
Esta pesquisa refere-se ao estudo comparado das políticas educacionais de inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior, com foco nas políticas desenvolvidas pelos sistemas federais de educação, dos seguintes países: Argentina, Brasil e Paraguai
Téléchargements
Références
AMARAL, L. A. Pensar a diferença/deficiência. Brasília: CORDE, 1994.
ARGENTINA. Constitución de la Nación Argentina. Buenos Aires, 1994.
ARGENTINA. Ley de Educación Nacional. Lei Nº 26.206. Buenos Aires, 2006.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Senado
Federal, 1988.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº
/96. Brasília: 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf
Acesso em: 17 de dez de 2020.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J-C. A reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Lisboa, 1970.
CARVALHO, A. R. de. Inclusão social e as pessoas com deficiência: uma análise na perspectiva crítica. 2009. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Oeste do Paraná, Cascavel.
CHAUI, M. A Universidade Pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, set./dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a02.pdf>. Acesso em: 07 de dez de 2021.
CHIROLEU, A. Políticas públicas de Educación Superior en América Latina: ¿democratización o expansión de las oportunidades en el nivel superior?. Espacio Abierto, Maracaibo, v. 22, n. 2, p. 279–304, 2013. Disponível em:
https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=12226914006. Acesso em: 8 de nov. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011 [1996].
MAZZOTTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.
PARAGUAY. Constitución de la República de Paraguay. Asunción, 1992.
PARAGUAY. Ley general de Educación. Ley nº 1.264/98. Asunción, 1998
PIOVESAN, F. Ações Afirmativas e Direitos Humanos. Revista USP, São Paulo, n.69, p. 36-43, março/maio de 2006.
ONU. Declaração de Salamanca: sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Espanha, 1994.
PORTZ, S. da S. Fronteiras e Vivências: Moisés Santiago Bertoni, Memórias e Centralidades. Tese de Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras, Foz do Iguaçu, 2020.
QUIJANO, A. El fantasma del desarrollo en América Latina, Rev. Venezolana de Economía y Ciencias Sociales, Vol. 6, n. 2, 2000, p. 73-90.
SANTOS, W. Pessoas com deficiência e inclusão no trabalho na, in: Cad. Bras. Ter. Ocup., São Carlos, v. 25, n. 4, p. 839-854, 2017. Disponível in: https://fi-admin.bvsalud.org. Acesso em: 28 de novembro de 2022.
SILVA, O. M. A epopeia ignorada: a história da pessoa deficiente no mundo de ontem e de hoje. São Paulo: CEDAS, 1987.
UNESCO. Educação para Todos na América Latina. Caribe. 2006. Disponível em: < https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000147>. Acesso em: 20 dez. 2021.
UNESCO. Metas educativas 2021: desafios y oportunidades. 2010. Disponível em: < https://siteal.iiep.unesco.org/pt/node/3209> Acesso em: 21 dez. 2021.
VÁZQUEZ, A. La discapacidad en América Latina. Organizacíon Panamerica de la Salud. 2007.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem . São Paulo: Martins Fontes, 1988.
ZART, L. e VAILANT, C. (Org.). Incubação em economia solidária: empreendimentos em redes e resistência camponesa. Cáceres, MT: UNEMAT Editora, 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).