Analisando os currículos das licenciaturas da Universidade Federal do Maranhão no tocante à temática gênero
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17609Mots-clés :
Componentes Curriculares, Educação, MulherRésumé
Este trabalho é fruto de dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas e buscou realizar uma análise dos currículos das licenciaturas da Universidade Federal do Maranhão, inferindo-se como estão sendo trabalhadas a temática de gênero, com centralidade nas mulheres. No prisma metodológico, lançou-se mão da pesquisa documental, acessando site institucional dessa universidade, utilizando a Análise de conteúdo de Bardin (2016) para análise dos dados encontrados, os quais apontam que a presença das questões de gênero ainda é insuficiente nesses currículos, sendo necessário que a temática passe a sair do imaginário, bem como do prisma teórico e venha permear diretamente as práticas educacionais e sociais. O referencial teórico utilizado parte dos clássicos aos contemporâneos da Educação, como Michael Apple, Henry Giroux, Moreira e Silva, Goodson, dentre outros.
Téléchargements
Références
AKOTIRENE, C. Interseccionalidade. São Paulo, SP: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. 152 p. ISBN 978-85-98349-69-5.
ANDRADE, Jemina de Araújo Moraes; SIMÕES, Helena Cristina Guimarães Queiroz. Educação Superior: um direito de todos? Práxis Educacional. v. 16, n. 37, p. 393-407, jan.,
Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6190. Acesso em: 01 abr. de 2024.
APPLE, M. W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1989.
APPLE, Michael W. Conhecimento oficial - a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. V pesquisa do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior brasileiras. São Paulo, 2019. Disponível em: < https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-do-Perfil-Socioecon%C3%B4mico-dos-Estudantes-de-Gradua%C3%A7%C3%A3o-das-Universidades-Federais-1.pdf >. Acesso em: 21/03/2023
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Mulheres brasileiras na educação e no trabalho. Censo Brasileiro de 2019. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE), 2023. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/atualidades/20459-mulheres-brasileiras-naeducacao-e-no-trabalho.html. Acesso em: 27 jan. 2024.
CORAZZA, S. O que quer um currículo: pesquisas pós-críticas em educação. Petrópolis: Vozes, 2001.
GIROUX, H. A. Escola Crítica e Política Cultural. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1988. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).
GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma Pedagogia Crítica da Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GOMES, N.L. Estudos e pesquisas sobre educação, raça, gênero, e diversidade sexual. Educ. Soc. [online]. 2023. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/kWym5qKLCgwjzBGPCBZYSsM/>. Acesso em: 01 abr. 2024.
GOODSON, I. F. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.
POPKEWITZ, T. S. História do Currículo, Regulação Social e Poder. In: T. T. Silva (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 6. ed. Petrópolis: Vozes, p. 173-210, 1994
MOREIRA; TOMAZ. T. da Silva (orgs.). Currículo, sociedade e cultura. São Paulo: Cortez, 1999: p.7-38
SILVA, Adrielen Amancio da; ARAÚJO, João Fernando de; JESUS, Adriana Regina de. Gênero e sexualidade nos currículos de Pedagogia do paraná. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 33, n. 1, p. 113–128, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/15499> Acesso em: 01 abr. de 2024.
UCHÔA, Márcia Maria Rodrigues; CHAVES, Carlos Alberto Paraguassú; PEREIRA, Carlos Eugênio. Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexão ação curricular. Revista Teias. v. 22, n. especial, p. 61-72, out./dez. 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).