Convergências e divergências das políticas e programas de educação integral no Brasil e na América Latina

uma narrativa histórica

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17881

Mots-clés :

Educação integral, Política educacional, História

Résumé

O artigo propõe uma narrativa histórica sobre as políticas, os programas e as experiências de Educação Integral em países da América Latina. O objetivo é discutir as divergências e convergências no percurso das Políticas de Educação em Tempo Integral difundidas no Brasil, englobando experiências na Argentina, no Chile, no México e na Venezuela, buscando identificar tendências e correntes políticas que influenciaram a construção de cada uma delas. No percurso da Educação Integral, nos deparamos com modelos consensuais enquanto iniciativas que, embora possuam divergências e singularidades locais (ou nacionais), estão dentro de um contexto mais amplo de diretrizes globais. Propomos uma revisão bibliográfica e documental, estabelecendo um diálogo sobre a Política de Educação Integral numa perspectiva que articula questões contextuais mais amplas, construídas historicamente, reconhecendo contribuições de concepções de Educação que influenciaram as Políticas de Educação Integral. Concluímos que diversos discursos convergentes se fazem presentes nas políticas de ampliação da jornada escolar efetivadas nos territórios de países que sofreram processos similares e temporais de colonização, ditaduras e constituição de Repúblicas em um período recente.

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Sarah Porto da Paixão Barbosa Pereira, UFRPE/Fundaj

Mestre em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI/UFRPE/Fundaj). Especialista em Gestão Escolar (IFfar). Graduada em Pedagogia (UFRPE).

Edilange Batista Galvão, UFRPE/Fundaj

Mestra em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI/UFRPE/Fundaj). Técnico-pedagógica das redes de Recife e Jaboatão em PE. Graduada em Estudos Sociais pela Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão/PE (2004). Especialista em Planejamento e Gestão Educacional pela Universidade de Pernambuco (2008).

Rachel Costa de Azevedo Mello, UFRPE

Professora do Programa de Mestrado em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI/UFRPE/Fundaj). Doutora em Educação em Ciências/UFRGS (2019). Mestre em Educação/UFPE (1997). Graduação em Licenciatura em Educação Física e Técnico em Desportos/UFPE (1987). Especialização em Educação Física/UFPE (1988). 

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Publié-e

2024-08-30

Comment citer

PEREIRA, Sarah Porto da Paixão Barbosa; GALVÃO, Edilange Batista; MELLO, Rachel Costa de Azevedo. Convergências e divergências das políticas e programas de educação integral no Brasil e na América Latina: uma narrativa histórica. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17881, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17881. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17881. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: As políticas educacionais na América Latina e as disputas pelo direito à educação

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