Convergências e divergências das políticas e programas de educação integral no Brasil e na América Latina
uma narrativa histórica
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17881Mots-clés :
Educação integral, Política educacional, HistóriaRésumé
O artigo propõe uma narrativa histórica sobre as políticas, os programas e as experiências de Educação Integral em países da América Latina. O objetivo é discutir as divergências e convergências no percurso das Políticas de Educação em Tempo Integral difundidas no Brasil, englobando experiências na Argentina, no Chile, no México e na Venezuela, buscando identificar tendências e correntes políticas que influenciaram a construção de cada uma delas. No percurso da Educação Integral, nos deparamos com modelos consensuais enquanto iniciativas que, embora possuam divergências e singularidades locais (ou nacionais), estão dentro de um contexto mais amplo de diretrizes globais. Propomos uma revisão bibliográfica e documental, estabelecendo um diálogo sobre a Política de Educação Integral numa perspectiva que articula questões contextuais mais amplas, construídas historicamente, reconhecendo contribuições de concepções de Educação que influenciaram as Políticas de Educação Integral. Concluímos que diversos discursos convergentes se fazem presentes nas políticas de ampliação da jornada escolar efetivadas nos territórios de países que sofreram processos similares e temporais de colonização, ditaduras e constituição de Repúblicas em um período recente.
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