A prática alfabetizadora no ensino remoto

entre a percepção e a atuação docente

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17967

Mots-clés :

Formação de alfabetizadoras, Práticas de leitura e escrita, Corpo. Corporeidade. Ensino Remoto. Formação de Professores.

Résumé

O ensino remoto exigiu da docência outros conhecimentos em relação à elaboração de atividades pedagógicas, para assegurar a alfabetização. Busca-se investigar a percepção de professoras alfabetizadoras em relação às propostas de atividades pedagógicas de leitura e de escrita, durante o ensino remoto, a partir da aplicação do Plano de Atividades para Casa (PAC). Assume-se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, por meio da aplicação de questionário e da realização de entrevista coletiva com professoras alfabetizadoras. Evidenciou-se nas práticas de leitura e escrita, no ensino remoto, a sensibilidade das professoras alfabetizadoras, revelando sua identidade profissional, a preocupação com o conteúdo a ser lecionado, o cuidado ao transmitir saberes e conhecimentos, a partir da realidade dos estudantes.

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Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação pela FE, da Unicamp.

Profa. do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras.

Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita.

Leandra Aparecida Sousa Souza, Prefeitura Municipal de Lavras

Mestre em Educação , Universidade Federal de Lavras. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE-UFLA).

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Publié-e

2024-11-10

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GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; SOUZA, Leandra Aparecida Sousa. A prática alfabetizadora no ensino remoto: entre a percepção e a atuação docente. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17967, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17967. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17967. Acesso em: 13 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

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