Modos de aprender e ensinar no período pandêmico

entre desafios e aprendizagens

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18010

Mots-clés :

Pandemia, Educação, Ruralidade, Desafios, Aprendizagens

Résumé

Pretende-se discutir sobre as estratégias de ensino desenvolvidas pelas(os) professoras(os) e disponibilizadas às(aos) estudantes das escolas de comunidades rurais, naquele contexto de aprender a ensinar em tempos de pandemia em comunidades rurais, do município de Alagoinhas, BA. O recorte de dados coletados faz parte do período de 2020/2021 com professores que ministraram aulas em comunidades rurais, de forma remota.  A coleta de dado foi feita a partir de entrevistas com grupo focal composto por sete profissionais da educação pública do município. Como base teórica para construção utilizamos: Isabel Solé (1998), Fernando Calderón e Manuel Castells (2021), Pereira (2008/2021), Santos (2010) e Freire (2002), além de outros. Ao analisar os dados, observa-se que os professores colaboradores da pesquisa demonstraram sempre seu esforço e força de vontade em aprender a ensinar com os novos desafios impostos pela pandemia, envolvidos com toda a situação e preocupação com as crianças e o processo de aprendizagem.

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Aurea da Silva Pereira, UNEB

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1996), Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), possui Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008) e Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2014). Atualmente é professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Linguística, Literatura e Artes, Campus II. Atua como professora do Colegiado de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural, na Linha 2: Letramentos, Identidades e Formação de Educadores. Tem experiência na área Educação, Letramentos e Formação docente com ênfase nos seguintes temas: letramentos em comunidades rurais; narrativas e memórias (auto)biográficas; alfabetização e letramentos nas escolas; memórias e envelhecimento. Líder do grupo de pesquisa GPLIN- Grupo de Pesquisa Letramentos, identidades e narrativas. https://lattes.cnpq.br/6924681447108127 / https://orcid.org/0000-0001-8980-1709

Leila Beatriz Almeida Santos , Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Estudante do Curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa – Colegiado de Letras, Língua Portuguesa – Departamento de Linguística, Literatura e Artes -UNEB. Foi bolsista de Iniciação Científica FAPESB (2020/2021) e bolsista CNPq/CAPES (2021/2022).

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Publié-e

2024-11-10

Comment citer

PEREIRA, Aurea da Silva; SANTOS , Leila Beatriz Almeida. Modos de aprender e ensinar no período pandêmico: entre desafios e aprendizagens. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18010, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18010. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18010. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

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